Max Verstappen vem sendo um dos principais nomes da temporada 2021 da F1. O holandês tem feito frente a Lewis Hamilton e apresenta real ameaça ao oitavo título do titular da Mercedes. Entretanto, mais do que o adversário inglês, o piloto de 23 anos tem outro grande rival no ano: os limites de pista.
No GP de Portugal do final de semana, Max largou em terceiro, chegou a tomar a liderança da prova, mas cruzou a linha de chegada na segunda colocação. Na penúltima volta no Algarve, calçou pneu macio para conseguir o ponto de volta mais rápida em Portimão e conseguiu, mas logo após a bandeira quadriculada teve o giro cancelado por ter ultrapassado os limites do traçado.
Acontece que essa não é a primeira vez na temporada que o competidor, ou até mesmo outros pilotos do grid, foi vítima do regulamento. Um dos principais episódios do campeonato foi ainda na primeira etapa do calendário, no Bahrein, quando vinha em briga com Hamilton e ultrapassou o hepta pela primeira colocação, mas por fora da pista na curva 4, precisando devolver a posição. Fechou a corrida em segundo.
O episódio se repetiu na classificação em Portimão. Na fase final, o Q3, Verstappen fez volta rápida o suficiente para ficar com a pole-position, mas por exceder os limites na curva 4 teve o tempo deletado. Depois, ainda foi atrapalhado por outros pilotos em sua nova tentativa, teve desempenho abaixo do que realmente conseguiria apresentar e alinhou apenas em terceiro.
![Verstappen tem outro adversário além de Hamilton na temporada da F1: limites de pista Verstappen tem outro adversário além de Hamilton na temporada da F1: limites de pista](https://www.f1mania.net/wp-content/uploads/2021/04/0001082804_HiRes_0XY5GCG0HB1WG10ERGS1T08VTLS1.jpg)
Todos os ocorridos geraram uma onda de debates sobre as regras da F1 e o que é permitido ou não. No GP do Bahrein, por exemplo, Hamilton passou por fora dos limites da curva 4 por 29 vezes antes de tomar uma chamada de atenção da Mercedes. Entretanto, o regulamento, não muito claro para quem acompanha, mas transparente a equipes e pilotos, aponta que você não pode ganhar vantagens ao sair da pista.
E é claro que Verstappen expressou seu descontentamento com as regras. “Posso entender, claro, o motivo da minha ultrapassagem não foi permitida, mas se não pode ganhar vantagem ultrapassando, por que é permitido para seu benefício? Não é certo. Acho que estava um pouco bagunçado na corrida”, falou na época da prova no Bahrein.
Então, mais uma vez, após saber que perdeu a volta rápida em Portimão, tirou sarro da situação. “Verdade? Essa é boa. É um pouco estranho, pois não estavam checando os limites de pista na curva 14, mas que seja”, comentou em entrevista antes do pódio.
Acontece que Max estava errado em sua declaração. Em um comunicado emitido por Michael Masi ainda no sábado, logo após o último treino livre, a curva 14 estava listada como um dos pontos monitorados para a corrida. “Os limites de pista na saída da curva 14 estão definidos quando nenhuma parte do carro está em contato com a zebra vermelha e branca. Os pilotos precisam fazer grande esforço para usar a pista em todos os momentos”, escreveu.
Verstappen sempre teve, mesmo que involuntariamente, o papel de bad boy no grid da Fórmula 1. Reclamão, questionador e, às vezes, extrapolando no quesito das regras e regulamento, o piloto divide opiniões entre quem o acha além do ‘acordo de cavalheiros’ entre os competidores e aquele com atitude de campeão que não se importa com os outros.
O piloto da Red Bull tem talento e já provou isso por diversas vezes – são nove vitórias e 45 pódios desde sua estreia na F1. Ainda, mostrou amadurecimento com o passar das temporadas e hoje já tem postura muito diferente do menino de 2016. Acontece que para ser campeão é preciso mais do que pilotar bem ou ter personalidade forte, mas saber interpretar o regulamento e, especialmente, se manter dentro dos limites de pista.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon