Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Hungria, 13ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizado neste domingo (31) no circuito Hungaroring, em Budapeste. Foi a vitória número 28 da carreira do holandês, a oitava neste ano.
Charles Leclerc e Carlos Sainz, a dupla de pilotos da Ferrari, terminaram fora do pódio depois de largaram na P2 e P3, respectivamente. A equipe errou nas estratégias de ambos os pilotos. Leclerc terminou na P6 e Sainz na P4.
A Mercedes aproveitou os erros da rival para faturar duas posições no pódio. Lewis Hamilton ultrapassou seu companheiro de equipe George Russell nos estágios finais da corrida para terminar na segunda posição, seguido pelo pole position Russell.
Verstappen largou em 10º depois de enfrentar problemas no motor do seu RB18 durante a qualificação do sábado. O atual campeão mundial se recuperou nas primeiras voltas, antes de conseguir ultrapassar os pilotos da Mercedes nos pit-stops.
Rapidamente, o piloto da Red Bull estava atrás do líder Leclerc, que ultrapassou o pole Russell no começo da corrida.
Verstappen ultrapassou Leclerc, mas acabou rodando na última curva instantes depois. No entanto, Verstappen conseguiu se recuperar e realizar a manobra novamente.
Leclerc não tinha um bom ritmo depois de colocar pneus duros em seu segundo pit-stop. O monegasco acabou superado por Russell, antes da Ferrari o chamar para uma terceira parada para os pneus macios. Foi outro dia de estratégias questionáveis da Ferrari.
Como resultado, Verstappen agora tem uma vantagem de 80 pontos no mundial de pilotos.
A Mercedes conseguiu o seu segundo pódio consecutivo, com Hamilton e Russell recebendo a bandeira quadriculada em segundo e terceiro, respectivamente.
Sainz terminou em quarto, enquanto o complicado fim de semana de Sergio Perez acabou com uma boa quinta posição.
Lando Norris foi o único McLaren dentro da zona de pontuação, ao superar a dupla da Alpine Fernando Alonso e Esteban Ocon para terminar na P7.
A Alpine tinha um ritmo forte no começo do GP e foi a primeira equipe a arriscar os pneus duros.
No fim de semana que anunciou sua aposentadoria da F1, Sebastian Vettel conquistou a última posição dentro dos pontos, depois de uma boa ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe Lance Stroll nos estágios finais da corrida.
Valtteri Bottas registrou o único abandono da corrida no Hungaroring. O finlandês parou seu Alfa Romeo na penúltima volta, trazendo um safety car virtual.
A Fórmula 1 entra em suas férias de verão e volta a ação no fim de agosto com o Grande Prêmio da Bélgica, 14ª etapa da temporada 2022, no tradicional circuito de Spa-Francorchamps.
Confira o resultado do GP da Hungria de Fórmula 1:
1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) George Russell (Mercedes)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Sergio Pérez (Red Bull)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
15) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
17) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
19) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
20) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon