Vettel acredita que Hamilton também merecia ser punido

Sebastian Vettel não poupou críticas sobre o rival Lewis Hamilton e os comissários no GP do Azerbaijão, acreditando que o britânico também deveria ter sido penalizado.

Hamilton e Vettel estavam liderando a corrida e preparando-se para uma relargada, depois do segundo período de Safety Car, quando Vettel acertou a traseira do seu rival saindo da Curva 15.

Vettel, furioso com as ações de Hamilton, colocou ao lado do piloto da Mercedes e jogou a sua Ferrari para cima do W08, os dois carros chegando a fazer contato, antes da corrida ser resumida na relargada.

O alemão recebeu uma punição de 10 segundos de stop&go por pilotagem “potencialmente perigosa”, com os comissários afirmando que ele “jogou o carro em cima do Carro 44” (Hamilton).

Vettel eventualmente trabalhou para conseguir voltar para quarto, atrás de Hamilton, mas estava furioso com seu rival após a corrida.

“Eu acho que foi um tanto óbvio”, disse Vettel quando questionado se Hamilton havia freado para testá-lo.

“Eu não bati atrás de propósito, eu danifiquei minha asa, ele tinha alguns pequenos danos também, nada que teria impactado a corrida.

“Só não é a maneira de fazer isto, ele fez isto em várias voltas, depois de sua (primeira) relargada ser realmente boa, ele me surpreendeu e me superou, então eu não acho que era necessário.

“O problema é eu me aprontando atrás e todos os outros carros, mas o problema é que há então uma reação em cadeia e ele fez algo similar há alguns anos na China na relargada, não é a maneira certa de fazer isto”.

Vettel indicou que ele acredita que sua punição foi por bater na traseira da Mercedes, ao invés do incidente secundário.

“Eu acho que foi porque acertei a traseira dele, mas o mesmo para ele com aquele teste de freios”, disse ele.

“Somos todos crescidos, somos homens, emoções estão à flor da pele no carro, mas queremos correr roda-com-roda, mas não quando é uma relargada.

“Como você viu depois ele fez uma relargada muito boa, eu não tinha como responder, ele me superou, então aquilo antes não era necessário”.

Vettel aumentou ainda mais a discussão, comentando: “A luta pelo título permanece respeitosa, eu não tenho problemas com ele, apenas uma ação hoje foi errada.

“Eu acho que eu fui penalizado, ele deveria ser penalizado, provavelmente como todos os domingos na Premier League (Liga Inglesa de Futebol) você vê os juízes apitando, e alguns jogadores concordam e outros discordam.

“Isto é um esporte no final do dia, mas 10 segundos foi um tempo muito longo para você ficar lá parado sem nada para fazer”.