Sebastian Vettel encerrou a carreira na Fórmula 1 em 2022, mas segue ligado ao automobilismo. O tetracampeão de F1 participou recentemente de um teste com o Porsche 963, hipercarro que compete no WEC (Campeonato Mundial de Endurance) e participa das 24 Horas de Le Mans. Com esse retorno ao esporte a motor, as corridas de longa duração parecem ser a escolha mais óbvia para Vettel. Mas será que pilotar pela Mercedes na F1 em 2025 ainda é uma opção?
A Sky Sports da Alemanha tentou sondar Vettel sobre esse assunto. O piloto alemão confirmou ter conversado recentemente com Toto Wolff, chefe da Mercedes com quem mantém boa relação. No entanto, esclareceu: “Não falamos sobre isso (voltar à F1). Ainda mantenho contato com pessoas que me orientaram direta ou indiretamente ao longo dos anos ou que estiveram envolvidas na F1. É natural que conversemos, dependendo se as coisas vão bem ou mal. Tenho a sorte de conhecer muita gente, e se eu estiver ansioso por algo ou curioso, posso perguntar diretamente.”
Já a mudança de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari a partir de 2025, foi uma surpresa para Vettel: “No começo, eu estava bem cético e achei que não era verdade, mas então se confirmou, e fiquei muito feliz pelo Lewis. Mandei uma mensagem para ele logo depois e ainda estamos em contato. Também converso com outras pessoas na Mercedes, inclusive com Toto. Mas não falamos especificamente sobre o que o futuro reserva.”
A decisão de Hamilton não muda os planos de Vettel. “Naquele momento, eu também disse que não sabia o que esperar e que o passo que estou dando agora é o certo para mim. Não sei se haverá outro passo. Por enquanto, não sinto essa necessidade. Em termos de idade, não sou o mais jovem, mas se você olhar para outros pilotos, teoricamente ainda tenho bastante tempo. Então essa não é a primeira coisa que me impediria”, acrescentou o alemão.
Com o teste realizado com o carro do WEC, parece que a Porsche está preparando Vettel para uma estreia nas 24 Horas de Le Mans. Há rumores de que a equipe adiou o anúncio da sua formação de pilotos para essa lendária corrida, para avaliar a possibilidade de incluir Vettel. Portanto, uma estreia no WEC parece muito mais lógica do que um retorno à Fórmula 1 no ano que vem.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.