F1
|
18 de janeiro de 2025 10:56

Villeneuve acredita em saída de Tsunoda da Fórmula 1 após 2025

O futuro de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 pode estar em risco após o fim da parceria entre Honda e Red Bull em 2025. Segundo o ex-piloto e campeão de 1997, Jacques Villeneuve, o piloto japonês dificilmente encontrará espaço na categoria sem o apoio direto de sua principal patrocinadora.

Tsunoda, que fará sua quinta temporada pela Racing Bulls (antiga RB) em 2025, não conseguiu uma promoção para a equipe principal da Red Bull Racing, mesmo após desempenhos consistentes em 2024. Em vez disso, a vaga ao lado de Max Verstappen foi entregue a Liam Lawson, que tem apenas onze GPs disputados na categoria.

Em entrevista ao Action Network, Villeneuve foi direto ao avaliar a situação de Tsunoda: “Ele está na F1 por causa da Honda. Em algum momento, isso vai acabar. Está claro que 2025 será sua última temporada com a família Red Bull. Não vejo outro time interessado nele sem uma grande intervenção da Honda.”

Apesar do pessimismo de Villeneuve, Tsunoda teve um bom desempenho em 2024, superando seus companheiros de equipe, Daniel Ricciardo e Liam Lawson, tanto em corridas quanto em sessões de classificação. No entanto, sua continuidade na categoria parece depender de oportunidades fora do universo da Red Bull.

Com a saída da Honda da Red Bull e a nova parceria da fabricante japonesa com a Aston Martin a partir de 2026, Tsunoda pode ter que buscar uma equipe sem ligação com a montadora japonesa. No entanto, o cenário não parece favorável para ele. Fernando Alonso tem contrato com a Aston Martin até o fim de 2025, e Lance Stroll deve permanecer na equipe comandada por seu pai, Lawrence Stroll.

Uma alternativa poderia ser o possível ingresso da Cadillac como 11ª equipe no grid. Contudo, Tsunoda enfrentaria concorrência pesada de pilotos experientes como Valtteri Bottas e Sergio Perez, além de novos nomes emergentes.

Outras equipes do grid, como Ferrari, McLaren, Sauber (que será Audi a partir de 2026) e Williams, têm contratos de longo prazo com seus pilotos, tornando o mercado ainda mais restrito.

A Honda tem sido peça-chave na trajetória de Tsunoda, incluindo a negociação para que ele realizasse seu primeiro teste com a Red Bull Racing em Abu Dhabi, no teste pós-temporada no final de 2024. Contudo, com o fim da parceria entre Red Bull e Honda após o término da temporada 2025, o apoio da montadora japonesa pode se tornar insuficiente para garantir a permanência de Tsunoda na Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.