Villeneuve alerta equipes sobre dilema entre 2025 e 2026 na F1

Com a temporada de 2025 marcada para ser uma das mais equilibradas da história da Fórmula 1, as equipes enfrentam um dilema estratégico: investir tudo na disputa pelo título ou antecipar o foco para a grande mudança de regulamento em 2026.

O campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, destacou que essa decisão será crucial e que o teto orçamentário impõe um desafio ainda maior. 

“É perigoso porque as expectativas para a temporada de 2025 são muito altas”, afirmou ao The Action Network. “Tivemos uma segunda metade da temporada de 2024 incrível. E foi surpreendente. Não era esperado. Como todas as forças convergiram para nos dar um final de temporada espetacular”.

“Este ano deve ser uma continuação disso, porque muitos esforços e recursos serão direcionados para 2026, e 2025 deve ser uma evolução de 2024”.

A partir de 2026, a Fórmula 1 entrará em uma nova era com mudanças significativas nas regulamentações. Por isso, enquanto algumas equipes devem redirecionar recursos já na metade do ano, aquelas que estiverem na briga pelo título podem optar por manter o foco total em 2025.

Villeneuve acredita que, diferentemente do passado, as limitações financeiras impedem um desenvolvimento agressivo para apenas um ano.

“Não vejo uma equipe reinventando a roda só para uma temporada. Isso aconteceria no passado, antes do teto orçamentário, mas agora, com o limite de gastos, é preciso tomar uma decisão.”

Para ele, “vencer em 2025 significa que você pode se permitir ter um 2026 ruim”, acrescentou o canadense. “Ainda é um título mundial. Não é uma estratégia absurda. Se você acredita que todas as outras equipes vão focar em 2026 e você será o único apostando tudo em 2025, então por que não?”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.