Jacques Villeneuve levantou polêmica ao afirmar que Zhou Guanyu, piloto da Sauber, “não merece” continuar na F1 para a próxima temporada. O campeão mundial de 1997 ressaltou que, apesar da bagagem financeira que Zhou traz através de seus patrocinadores, seus desempenhos em pista não justificam sua permanência.
Zhou está em sua terceira temporada com a Sauber e, mesmo com um carro que não é tão competitivo, tem enfrentado dificuldades em comparação com seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Zhou ainda não marcou pontos nesta temporada e tem um desempenho inferior ao de Bottas tanto em classificações quanto em corridas.
“Guanyu Zhou tem uma grande bagagem de dinheiro em seus patrocinadores que ele precisa colocar em algum lugar, seja como piloto de F1 ou como piloto de reserva. Com base nos resultados, Zhou não merece um lugar na F1. Se uma equipe pode obter todo aquele dinheiro de patrocínio que Zhou traz, mesmo como reserva, então é um ótimo resultado para eles,” disse Villeneuve.
Enquanto isso, Zhou está avaliando suas opções para 2025. Ele ainda não tem contrato confirmado para a próxima temporada e está em negociações, com a Sauber, que está prestes a se tornar parte da Audi, sendo uma das possibilidades. O piloto também tem uma ligação passada com a Alpine.
Antes de Carlos Sainz confirmar sua mudança para a Williams, Zhou expressou esperança de que essa movimentação no mercado de pilotos pudesse abrir novas oportunidades: “Eu quero ficar aqui, isso está muito claro, mas é claro que estamos falando de diferentes opções, bem como com a Sauber. Nada foi decidido ainda,” disse Zhou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.