Massa brilhou na corrida de encerramento em Interlagos
A F1 chega ao Brasil neste final de semana para disputar a 18ª etapa da temporada 2021. O certame desembarca em Interlagos para dar mais um passo na decisão do título em um campeonato que tem sido bastante disputado.
A principal categoria do automobilismo mundial está de volta ao país. O motivo é que no último ano, a disputa precisou ser cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus, mas não só retorna em 2021, como ainda traz a novidade da corrida de classificação.
Em seus 48 anos de história com a F1, o GP do Brasil – tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, já reservou momentos bastante memoráveis não apenas para os fãs de automobilismo, mas também para os brasileiros. Relembre algumas dessas cenas abaixo.
Primeira corrida em 1973: O primeiro GP do Brasil oficial aconteceu em 1973 – no ano anterior, um ‘evento-teste’ foi realizado em uma quinta-feira. Na primeira realização da prova, ninguém menos que Emerson Fittipaldi quem venceu – e repetiu a dose em 1974. Já em 1975, outra vitória brasileira, mas dessa vez pelas mãos de José Carlos Pace, quem atualmente dá nome ao autódromo.
Dobradinha brasileira no Rio de Janeiro: Interlagos não foi a única casa do GP do Brasil, a prova também chegou a ser realizada no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Inclusive, na etapa de 1986, o bicampeão Nelson Piquet e a estrela em ascensão Ayrton Senna dominaram todas as atividades do final de semana. Na corrida, Piquet recebeu bandeira quadriculada 35s à frente de Senna, garantindo 1-2 e a felicidade do país.
Vitória de Ayrton Senna com a sexta marcha: Certamente o GP do Brasil de 1991 é um dos mais memoráveis para os brasileiros. O ponteiro liderou a prova do início ao fim, mas foi nas voltas finais que todo o drama de Ayrton Senna foi presenciado. Com problemas no câmbio, o brasileiro esteve apenas com a sexta marcha disponível para os últimos 10 giros, fazendo grande força para cruzar a linha de chegada e, assim, vencer pela primeira vez em seu país.
Primeira vitória de Felipe Massa em casa: A primeira vitória de Felipe em casa veio com gosto bastante especial. Em 2006, o piloto estava com um macacão verde e amarelo para representar o país e ignorando a briga pelo título entre Fernando Alonso, o campeão, e Michael Schumacher, tratou de trazer o triunfo. A conquista ainda encerrou um jejum de 13 anos sem vitórias brasileiras em Interlagos – a última havia sido com Ayrton Senna em 1993.
Decisão de 2008 entre Felipe Massa e Lewis Hamilton: Provavelmente uma das provas mais emocionantes e decisão de título mais dramática. Massa chegou na briga pelo caneco contra Hamilton e após liderar grande parte da corrida e abrir 15s para o segundo colocado, terminou na primeira colocação. Acontece que precisava torcer para que Lewis terminasse em sexto – posição que estava quando foi dada a bandeira quadriculada. Entretanto, com uma chuva torrencial e um Timo Glock com pneus errados, o inglês se adiantou, garantiu a quinta colocação e tirou o título do brasileiro.
A escalada de Sebastian Vettel para o título: A decisão de 2012 teve um drama particular para Sebastian Vettel. Assim que foi dada a largada, o alemão acabou acertado por Bruno Senna, rodou e caiu para as últimas posições. Mesmo com 13 pontos de vantagem para Fernando Alonso, precisou fazer prova de recuperação e após aparecer na 22ª colocação, cruzou a linha de chegada em sexto, resultado suficiente para colocar as mãos em seu terceiro caneco mundial.
Quase despedida de Felipe Massa debaixo de chuva em 2016: Massa chegou a anunciar a aposentadoria da F1 em 2016, mas acabou voltando no ano seguinte. Entretanto, em seu “último” GP do Brasil, teve despedida emocionante debaixo de chuva e em frente aos torcedores de casa. O competidor da Williams acabou batendo o carro na reta principal e acabou voltando aos boxes a pé. Com uma bandeira do Brasil que havia conseguido, viu os torcedores aplaudirem e ovacionarem, além de chegar nas garagens e ser fortemente aplaudido.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.