A F1 está de volta ao México neste final de semana. A categoria desembarca no Autódromo Hermanos Rodríguez para a 18ª etapa da temporada 2021, marcando o retorno ao país depois de um hiato de um ano.
O certame não fez a tradicional passagem pela capital mexicana no último campeonato. O motivo é óbvio: a pandemia mundial do novo coronavírus, que impediu a F1 de realizar qualquer corrida no continente americano.
Quando a F1 realizou o último GP do México, em 2019, alguns nomes ainda eram vistos no grid. Alexander Albon, Nico Hülkenberg, Daniil Kvyat, Kevin Magnussen, Romain Grosjean e Robert Kubica ainda faziam parte do pelotão.
E enquanto o México, pelas altas altitudes, é conhecido por sempre favorecer a Red Bull. Entretanto, Lewis Hamilton, que chegou à prova com chances de conquistar o título com três etapas de antecedência, sequer se importou com as estatísticas.
Mesmo largando da quarta posição e chegando a tocar Max Verstappen no início da disputa, o inglês tratou de garantir a vitória da prova, sua décima no campeonato. E a comemoração do pódio foi bastante festiva.
Na premiação aos três melhores da disputa, o inglês da Mercedes foi o último a chegar. Entretanto, não veio da forma tradicional: seu carro foi colocado em um elevador, com o competidor sendo elevado junto com sua máquina. Claro, em meio a muita música e papéis voando.
Quem também dividiu os degraus com o heptacampeão foi Sebastian Vettel em seu penúltimo pódio com a Ferrari, e Valtteri Bottas, que conseguiu postergar a batalha pelo título até a corrida seguinte, nos Estados Unidos.
A F1 chega ao México neste final de semana com a expectativa de mais uma briga boa entre Verstappen e Hamilton, domínio da Red Bull e a festa que apenas os mexicanos sabem fazer no Hermanos Rodríguez. E quem sabe ainda sobra uma vitória caseira para Sergio Pérez?
If you could pick one podium to be on…
🤩#MexicoGP 🇲🇽 #F1 pic.twitter.com/EDRsVC7pOS
— Formula 1 (@F1) November 2, 2021
Lewis Hamilton loves to serve the Mexican crowd his best donuts 🍩#MexicoGP 🇲🇽 #F1 @MercedesAMGF1 pic.twitter.com/0YPYABoTDs
— Formula 1 (@F1) November 3, 2021