A Haas surpreendeu com sua nova pintura durante a apresentação de seu carro 2021 na quinta-feira. O VF-21 foi apresentado com uma pintura nas cores da bandeira russa, entretanto Nikita Mazepin não tem permissão para correr sob essa bandeira. A FIA aprovou, mas a Agência Mundial Antidopagem (WADA) está investigando o caso.
Uma equipe americana com as cores da bandeira russa no carro. Muitas pessoas ficaram surpresas com isso, e talvez com razão. Os atletas russos estão proibidos de competir em qualquer modalidade sob a bandeira russa, devido a uma suspensão causada por doping pelo próprio país.
A própria Haas explicou que essa pintura já estava pronta antes que a bandeira russa fosse proibida para os esportistas, mas não deixa de ser questionável. O patrocinador principal, Uralkai tem as cores vermelho e verde, mas especialmente para esta pintura do carro, o logotipo foi modificado para vermelho e azul. Além disso, a bandeira russa pode ser facilmente ‘visualizada’ em vários pontos da pintura.
Isso vai contra a natureza da punição, porque a regra dessa punição de atletas russos, afirma que não deve haver nenhuma imagem da bandeira russa, que inclui roupas, equipamentos e itens pessoais.
“A WADA está ciente deste assunto e está investigando junto com as autoridades relevantes”, disse um porta-voz da WADA ao Autosport.com.
“Obviamente, não podemos usar a bandeira russa como uma bandeira, mas você pode usar cores em um carro. No final das contas, é o atleta que não pode exibir a bandeira russa e não a equipe. A equipe é americana”, afirmou o chefe da equipe, Gunther Steiner.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Aston Martin F1 AMR21, Alpine F1 em Silverstone e o layout de Drugovich e Petecof na F2:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon