O Halo em seu Renault não impediu Nico Hulkenberg de sair de seu carro após seu acidente horrível no GP de Abu Dhabi no domingo, afirmou Charlie Whiting.
Hulkenberg foi lançado para a barreira de pneus na primeira volta, quando foi tocado pela Haas de Romain Grosjean.
Seu carro capotou duas vezes antes de bater na barreira e ficar de cabeça para baixo, com o RS18 começando a pegar fogo na parte traseira.
Os fiscais e o médico da FIA estavam prontos para apagar as chamas e avaliar a condição do alemão, antes que o carro fosse desvirado e Hulkenberg saísse sem ajuda.
Hulkenberg não se machucou no acidente e o diretor de provas da FIA, Whiting, disse que Halo fez o seu trabalho.
“Eu não vi o carro, então é um pouco difícil de dizer, mas claramente é um dos tipos de acidentes que o Halo foi projetado para ajudar, porque ele fornece mais espaço para o piloto quando o carro está de cabeça para baixo”, ele disse.
“Você pode ter visto alguns dos testes que fizemos durante a fase de testes do Halo, envolvendo o carro em seu topo e certificando-se de que o piloto realmente poderia sair do carro. Essa foi uma das coisas que queríamos ter certeza que ainda seria possível”.
Ele negou especulações de que o piloto da Renault não tenha conseguido sair do carro enquanto estava de cabeça para baixo por causa do Halo.
“Nós sabíamos que ele estava bem. Não havia nada para se preocupar com isso. A rotina nessas circunstâncias é colocar o carro de volta em suas rodas”.
“Quando o carro estava de volta, o que tem que ser feito com cuidado, é claro, ele conseguiu sair sozinho”.
“Foi muito controlado pelo que pude ver. Nosso delegado médico ficou mais do que feliz com a forma como foi feito. Tudo funcionou exatamente como deveria”.
“Quando você tem um acidente assim, o rádio do carro é automaticamente direcionado para o controle da corrida, para que possamos obter informações imediatas”.
“Os pilotos normalmente dizem ‘estou bem’ ou ‘estou OK’, então entendemos e repassamos isso para os médicos que estão a caminho do local, para que saibam que ele está bem. E então eles podem tomar seu tempo para desvirar o carro e deixar o piloto sair”, completou.
Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:
O “Off the Grid” é uma série de documentários que aproximam os fãs das estrelas da Fórmula E. Inscreva-se em nosso canal para ver os próximos episódios. No segundo episódio, o português Antonio Felix da Costa. Confira o vídeo:
Volta Guiada da F1Mania.net no Circuito da Yas Marina, GP de Abu Dhabi:
Quem será o próximo brasileiro na F1? Veja o vídeo: