Foto: Divulgação
O diretor de corridas da FIA, Charlie Whiting, respondeu às preocupações dos pilotos de que as mudanças de regulamento para 2017 irão levar a F1 a um caminho errado. As alterações técnicas previstas, com foco na revisão de chassis, visam a criar “carros mais emocionantes, com mais downforce para aumentar a velocidade e baixar os tempos de volta”.
Lewis Hamilton, da Mercedes, acredita que as medidas “não vão proporcionar melhores corridas”, enquanto Sergio Pérez, o mexicano da Force India, avalia que batalhas de pista devem ser vistas como mais importantes do que a velocidade total.
Whiting, no entanto, avalia. “Eu ouvi comentários de alguns pilotos de que estaríamos indo na direção errada em termos de aumento de velocidade apenas adicionando mais downforce”, disse Whiting. “Mas não vai ser apenas uma questão de aerodinâmica Tivemos várias reuniões com muitos pedidos e provavelmente vamos acha o meio termo. Provavelmente metade do ganho [no tempo total de volta] que teremos nos carros de 2017 será por causa da aderência mecânica, a outra metade é downforce”, explicou.
“Nosso principal objetivo é apenas tornar mais fácil seguir outros carros para melhorar as ultrapassagens. No momento os pilotos perdem muita aderência quando estão atrás de outro carro e os pneus não se recuperam disso, de modo que um dos nossos objetivos é que a [fornecedora[ Pirelli trabalhe nisso”, concluiu o dirigente.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.