A Williams preencheu mais uma lacuna para a temporada 2023 da F1. Nesta sexta-feira (13), a equipe surpreendeu e anunciou o ex-Mercedes James Vowles como o novo chefe do time a partir desta temporada.
O dirigente atuou como diretor de estratégia da escuderia alemã pelos últimos quatro anos. Agora, assume o comando do time inglês após a saída do antigo chefe, Jost Capito, que aconteceu em dezembro último.
Em breve comunicado nas redes sociais, a Mercedes anunciou a saída de Vowles e desejou o melhor ao ex-estrategista. “Agradecemos James por sua enorme contribuição com o time durante seus 20 anos conosco e desejamos sorte em seu novo papel”.
James foi um papel importante e fundamental no time de Brackley nos últimos campeonatos, especialmente durante os anos de domínio. Inclusive, trabalhou de perto com Toto Wolff no comando do time.
Agora, Vowles assume uma nova função, a primeira vez que, de fato, encabeça uma operação na F1. “O time é um ícone de nosso esporte, um time que respeito enormemente, e estou bastante ansioso para o desafio”, afirmou o dirigente.
“Mercedes tem apoiado incrivelmente minha jornada e nos separamos de forma excelente após 20 anos de trabalho em Brackley. Sou grato por tudo que Toto e a equipe me ofereceram e tem sido uma experiência especial juntos durante as falhas e o sucesso”, continuou.
“A Williams colocou sua fé e confiança em mim e vou fazer o mesmo em retribuição. Williams tem um enorme potencial e nossa jornada juntos começa em uma questão de semanas”, concluiu.
Vowles assume a função de chefe de equipe da Williams na F1 no próximo dia 20 de fevereiro, apenas três dias antes do início da pré-temporada no Bahrein.
NEWS 📰: James Vowles to join @WilliamsRacing as Team Principal.
We thank James for his enormous contribution to the team during his 20 years with us and wish him success in his new role.
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) January 13, 2023