Williams: “Errado dizer que Kubica superou Stroll e Sirotkin nos testes”

A vice-diretora da Williams, Claire Williams, disse que é contra julgar os pilotos da equipe, baseando-se na performance dos testes de pré-temporada da Fórmula 1. O reserva, Robert Kubica, foi mais rápido que os pilotos regulares do time durante o teste da F1 em Barcelona.

Kubica foi candidato à vaga de piloto na Williams, no final do ano passado, mas perdeu para o novato russo, Sergey Sirotkin, e juntou-se à equipe como piloto de reserva. O polonês compartilhou o novo FW41 com Sirotkin, no segundo dia do primeiro teste de pré-temporada. No terceiro dia, da segunda semana de testes, Kuibica dividiu os deveres com o piloto Lance Stroll.

Robert Kubica terminou em ambos os dias como mais rápido no carro da Williams. Bateu Sirotkin por três décimos e Stroll por seis, e manteve o melhor tempo de volta do FW41, até Sirotkin ultrapassa-lo no último dia em Barcelona.

Perguntada sobre os tempos de volta da equipe em Barcelona, a vice-diretora da equipe deu sua opinião:
“As pessoas podem sair e podem fazer uma corrida em um pneu macio em condições perfeitas e, em seguida, os outros pilotos podem não ter essa oportunidade, porque o tempo pode não ser tão bom, ou nós [engenheiros] escolhemos uma configuração diferente – direção que pode não ser necessariamente a melhor”, disse Claire Williams.

“Então eu acho que você não pode necessariamente julgar, não com esse nível de detalhe”, declarou a responsável pela equipe.

Ainda analisando os resultados do teste de Barcelona, ​​a filha do fundador da Williams disse: “Eu acho que é muito difícil sentar e dizer: A Williams, potencialmente, tomou a decisão errada porque o piloto reserva marcou a volta mais rápida? Não, acho que não está certo”, concluiu a vice-diretora da equipe de Fórmula 1.