A Williams pretende ingressar no programa de testes de pneus de 18 polegadas da F1 este ano, para evitar ficar em desvantagem em relação aos rivais.
O time, que ocupa a nona posição no campeonato de construtores, é o único que não participa dos testes dos novos pneus de 18 polegadas que serão utilizados na temporada de 2022.
Todas as 10 equipes foram convidadas no início de 2020 para ajudar no desenvolvimento dos novos pneus. A fim de realizar testes representativos, cada equipe foi obrigada a produzir um ‘carro mula’ refletindo os níveis mais baixos de downforce esperados no próximo ano, bem como quaisquer outras mudanças necessárias para acomodar as rodas maiores.
A Williams decidiu não participar dos testes, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa, antes de ser vendida para o grupo Dorilton Capital em agosto de 2020.
O novo diretor técnico da equipe, FX Demaison, que foi nomeado após a aquisição da Dorilton, disse ao RaceFans que a situação “não era o que queríamos”.
“Mas algumas decisões foram tomadas no passado, principalmente por motivos financeiros, e temos que aceitar isso”, acrescentou.
Ele acredita que a equipe mostrou que pode rapidamente acompanhar as mudanças necessárias, e defendeu a decisão de não se comprometer com o programa de testes no ano passado.
“Teremos talvez uma desvantagem, mas tenho total confiança em nossa equipe de engenheiros”, disse ele. “Vimos nas últimas corridas que podemos usar o pneu adequadamente, então não vejo por que não chegaríamos lá com o pneu de 18 polegadas, e vamos participar disso no final deste ano.”
“Com certeza teremos uma pequena deficiência no final deste, mas vamos aprender. Nós sabemos disso, a decisão foi tomada sabendo disso, e quando tomamos a decisão de não construir um ‘carro-mula’, foi a decisão certa naquele momento.”
Demaison espera que a equipe aproveite qualquer oportunidade para testar os pneus antes de serem lançados no próximo ano. “Nós poderíamos, mas é muita energia para fazer isso, mas gostaria de fazê-lo”, disse ele.
Ferrari, Alpine, Mercedes, Red Bull e Alfa Romeo já testaram os novos pneus. A Mercedes perdeu um de seus testes planejados como medida de redução de custos, que a Ferrari assumiu. A AlphaTauri será a próxima a testar a nova borracha no Red Bull Ring na terça e quarta-feira após o Grande Prêmio da Áustria.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon