O diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, afirmou que Sergey Sirotkin era “o melhor piloto disponível” para o assento ao lado de Lance Stroll.
O ex-reserva da Renault, Sirotkin, apoiado pelo programa russo da SMP Racing que trouxe uma “bolada” equivalente a mais de R$ 67 milhões , surgiu como o favorito para substituir Felipe Massa na equipe com sede em Grove, após uma forte exibição nos testes da Pirelli que aconteceram depois do GP de Abu Dhabi.
Robert Kubica, Paul di Resta, Daniil Kvyat e Pascal Wehrlein também disputaram a vaga.
“Nós selecionamos o melhor piloto disponível para nós”, disse Lowe para o site ‘Autosport’ durante um evento da Williams/ SMP em Moscou.
“Estamos confiantes de que ele será muito rápido, muito consistente, muito calmo para executar seu trabalho – e acho que essas qualidades vão levá-lo para uma longa estadia (na Williams)”.
Sirotkin e Stroll formarão uma das duplas menos experiente do grid de 2018, com apenas Pierre Gasly e Brendon Hartley da Toro Rosso com menos Grandes Prêmios no currículo.
Lowe acrescentou: “Eu não considero isso uma aposta. Compreendemos que existem algumas desvantagens.
“Para Sergey, há uma curva íngreme de aprendizado nesse primeiro ano, particularmente com alguns circuitos que ele ainda não conhece.
“Uma das vantagens de um piloto mais jovem é, se ele for um ótimo piloto, você está investindo em um futuro a longo prazo e o sucesso em longo prazo que ele pode conseguir para si mesmo e a equipe.
“Nós preferimos acreditar que Sergey seja uma ‘estrela em ascensão’, e esperamos trabalhar com ele a longo prazo e obter muito sucesso juntos”.