Categoria: F1
|
24 de maio de 2021 15:23

Wolff ameaça legalmente a Red Bull F1 sobre sua ‘asa flexível’

O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, alertou o colega da Red Bull, Christian Horner, para esperar um Grande Prêmio do Azerbaijão “muito confuso”, pois uma potencial ameaça legal se aproxima.

A disputa sobre as asas traseiras flexíveis está pronta para acontecer em Baku, onde o dispositivo nos carros da Red Bull, já foi estimado em fornecer a eles cerca de seis décimos de segundo de vantagem.

O movimento da asa traseira vai contra o artigo 3.8b dos regulamentos técnicos, que estabelecem ‘qualquer parte específica do carro que influencie seu desempenho aerodinâmico, deve ser rigidamente fixada à parte inteiramente suspensa do carro (rigidamente fixada significa sem qualquer grau de liberdade)’.

Embora a asa da Red Bull tenha passado em todos os testes da FIA, o órgão dirigente do automobilismo já avisou que vai realizar novos testes mais rigorosos, no final de semana do GP da França.

Isso irritou Wolff, que acredita que todas as equipes atualmente com asas ‘irregulares’, Ferrari, Alfa Romeo, e Alpine, bem como a Red Bull, têm tempo suficiente para endurecer o componente antes da próxima corrida em Baku.

Questionado sobre a probabilidade de um protesto na próxima corrida, falando à Sky Sports F1, Wolff disse: “Sim. Acho que se as asas flexíveis estiverem em Baku, com a vantagem que vemos, isso irá para os comissários.”

“Se os comissários não forem suficientes, isso irá para o ICA (Tribunal Internacional de Apelação), então eu acho que a FIA vai esclarecer as coisas antes de Baku, porque senão pode ser muito confuso”, disse ele.

Em contrapartida, Horner sugeriu que a asa dianteira da Mercedes no W12 é tão ilegal quanto a asa traseira de seu próprio carro.

Wolff, no entanto, rebateu, acrescentando: “Analisamos as asas dianteiras e elas estão se dobrando exatamente da mesma forma que as da Red Bull, então podemos protestar uns contra os outros sobre a asa dianteira também.”

“Mas está claro que a asa traseira se curva mais do que deveria, de acordo com as regras. Foi classificado como não conforme, mas ficamos em um vácuo, onde novos testes serão introduzidos após Baku.”

“Então é o que é, mas somos bastante robustos em nossa posição legal e isso é uma vantagem para eles.”

Wolff, no entanto, foi pelo menos cortês na derrota após um GP de Mônaco no qual a Red Bull assumiu a liderança dos campeonatos de construtores e pilotos.

“Eles venceram de forma justa em Mônaco”, disse Wolff. “A asa não teve nada a ver com o desempenho da Red Bull. Eles foram simplesmente melhores. Isso é o que você precisa parabenizá-los”, finalizou.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.