Foto: Jose Jordan/ AFP
Toto Wolff acredita que as melhores equipes devem ter permissão para correr com um carro extra para acomodar jovens pilotos. Mercedes, Ferrari e Red Bull todos executam programas para pilotos júnior, com a Red Bul tendo sua própria equipe separada para comandar seus juniores.
Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Carlos Sainz e Pierre Gasly são cinco pilotos que entraram na Fórmula 1 através do programa Red Bull Junior. A Ferrari colocou seu júnior Charles Leclerc na Sauber em 2018, com rumores sugerindo que ele poderia estar indo para a Ferrari em 2019.
No entanto, a Mercedes tem enfrentado problemas com seu programa, com Pascal Wehrlein passando dois anos com a Manor e a Sauber, respectivamente, antes de sair do grid por falta de vagas. O outro novato da Mercedes, Esteban Ocon, corre o risco de perder uma vaga no ano que vem, apesar de ter uma temporada sólida até o momento com a Force India.
Wolff pediu à Fórmula 1 para permitir que as principais equipes trabalhem com 3 carros para que seus pilotos juniores possam ter uma oportunidade. “As grandes equipes não correrão riscos com jovens pilotos”, disse ele. “Agora, você pode dizer ‘bem, isso é endiante’. Eu acho que é mesmo chato, devemos assumir riscos, devemos colocar talentos de 18 anos ou 19 anos em um carro top e dar a eles uma chance.
“Mas o problema é que se você perder um campeonato de pilotos ou um campeonato de construtores porque eles têm uma curva de aprendizado, obviamente não é bom. E nós não fizemos isso e a Ferrari não fez isso no passado, então precisamos questionar isso.
“Dê-nos um terceiro carro e torne obrigatório colocar um jovem piloto lá, permanecendo por no máximo dois anos no carro. Os custos não seriam enormes, o grid estaria cheio e teríamos shows fantásticos de novos talentos chegando e lutando duramente com ‘Valtteris’ e “Lewises’ deste mundo e talvez nos surpreendendo.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.