Zhou Guanyu espera não acabar como Mick Schumacher caso fique sem assento para o próximo ano. A Sauber contratou Nico Hülkenberg para ocupar um assento na equipe a partir de 2025, isso significa que resta apenas uma vaga, e a equipe ainda não decidiu quem irá ocupá-la.
Até agora, o piloto chinês não marcou pontos nesta temporada, mas, mesmo que perca sua vaga, ele não quer acabar como Mick Schumacher, dispensado pela Haas em 2022 e que agora atua como piloto reserva da Mercedes, esperando uma oportunidade de voltar para a Fórmula 1.
“Sinto que ele esperou um pouco demais, porque acho que, com o tempo que teve, ele poderia ter conseguido melhores oportunidades em outros lugares”, disse Zhou à mídia.
“Porque, obviamente, agora ele ainda não conseguiu uma vaga para o próximo ano, o que é um pouco complicado se eu estivesse na posição dele.
“Na Fórmula 1, você precisa ser muito rápido e eficiente. Se surgir uma oportunidade, você precisa agarrá-la, porque se continuar esperando, pode acabar como terceiro piloto para sempre. Isso não é o que eu quero.”
Zhou destacou que sua prioridade é a F1, e que, caso seja substituído na Sauber, tentará votar até no máximo em 2026, quando a categoria terá uma grande mudança nos regulamentos.
“No momento, a Fórmula 1 é a prioridade e, se isso não acontecer, então precisaremos manter os olhos abertos”, explicou Zhou.
“Estou numa posição em que, se precisar esperar um ano, estou disposto a fazê-lo. Mas, se tiver que esperar mais de um ou dois anos, provavelmente vou me despedir deste campeonato. Mas, no momento, estou focado na F1.”