Coluna Speedway: O melhor piloto do mundo?

Por Fernando Santilli

Os números comprovam: Michael Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos! Ao chegar à Fórmula 1, Schumacher em pouco tempo tornou-se bi-campeão pela extinta Benetton, e ao seu lado sempre estiveram Jean Todt e Ross Brawn. Seria esta parceria o segredo do sucesso do alemão? Talvez sim.

Após conseguir o bi-campeonato pela Benetton, a parceria dos três continuou, porém em outra equipe, a Ferrari. Essa parceria de sucesso não deu certo da noite para o dia, a Ferrari nos anos 90 viveu uma de suas piores crises sem título. Uma época em que a Fórmula 1 era dominada pela Williams e McLaren, e nesse campeonato, a Ferrari era apenas mais uma junta as outras equipes.

Schumacher fazia pouco, depois de mostrar todo seu talento pela Benetton, mas sua situação começou a mudar a partir de 1999. Michael disputava o mundial daquela época com Mika Hakkinen, da McLaren, e depois entrou na briga o Frentzen, pela Jordan, melhor temporada da equipe de Eddie Jordan.

Mas um acidente tirou Schumacher da disputa do título daquele ano, que foi ganho por Hakkinen.

De 2000 para cá, com a chegada do brasileiro Rubens Barrichello na equipe italiana, o alemão não sabe o que é perder um campeonato. Todos os campeonatos o alemão conquistou com ajuda do brasileiro. Coincidência, sorte do alemão em ter Rubinho como seu “escudo”? Sim, claro. O mundo inteiro sabe muito bem que Rubinho por melhor que fosse sua situação na Ferrari jamais disputou para valer uma única corrida de igual para igual na pista com Schumacher. Em todas as corridas que ambos estiveram na pista pela Ferrari, sempre deu alemão na ponta.

Com certeza foi a melhor época vivida por Schumacher e pela Ferrari. As demais equipes nesses anos todos de domínio de Michel e da equipe italiana nunca mostraram competência para brigar pelo título. E Rubinho que fez parte desta equipe, seu lugar sempre foi ofuscado pelos títulos de Michael, ficando sempre como o “escudeiro” do alemão. Mas a pergunta que fica é: Schumacher seria tantas vezes seguidas campeão mundial se tivesse uma disputa aberta na Ferrari, coisa que não aconteceu e algum piloto que brigasse com ele diretamente sem ser seu companheiro de equipe?

Provavelmente a resposta seja não. Voltemos um pouco no tempo e podemos lembrar brigas acirradas pelo título. Senna, Mansell, Piquet, Hakkinen, Prost e outros brilhavam na pista e traziam a emoção da disputa para os fãs do automobilismo. Nesse época em que ordens de equipe não eram tão levados a sério como hoje, podemos acompanhar várias disputas, acidentes entre os principais rivais dentro das pistas, emoção e adrenalina levado ao máximo.

E Schumacher, quem foi seu adversário nos anos de suas conquistas? Hakkinen? Sim, um deles e derrotou o alemão em 1999. Após Hakkinen desistir da F1, vimos apenas o domínio de Schumi nas pistas.

Claro que não estou aqui para ofuscar as conquistas do alemão. Óbvio que vivemos do presente, e na época em que Schumacher conquistou seus títulos ninguém o ameaçou, nem mesmo seu companheiro de equipe que tinha carro tão bom quanto o dele, mas talvez não era tão bom quanto Schumi, ou talvez não pode mostrar tudo que sabe por ordem da equipe.

Os títulos de Schumacher ficarão na história, e dificilmente alguns pilotos conseguirão tantos títulos como Michael conseguiu. Mas fato que também ficará na história é que Schumacher nesses anos nunca teve um adversário a sua altura em uma equipe tão boa como a Ferrari estava até então. Ele é o melhor piloto da atualidade, mas, se ele tivesse tantos adversários nas pistas como Senna teve, ele teria conseguido seus títulos de maneira tão fácil como conseguiu? Cada um de nós tem a resposta e sabemos se ele conseguiria ou não, resta você ver a história recente da F1 para saber se Schumacher é de fato o melhor piloto, não apenas pelos pontos, recordes e títulos conquistados, mas por um todo, o que acontecia na época de Senna e Prost.

A pergunta que fica sem resposta desse artigo fica em aberto para cada um de nós respondermos.

Michael Schumacher foi o melhor piloto da Fórmula 1 até hoje?

Um abraço e até a próxima semana.