Faz tempo em que não temos um final de temporada como esse, com brigas dentro e fora das pistas, isto mostra que o novo regulamento veio para ficar. Este ano não tem equipe favorita ao titulo, Ferrari, Williams e McLaren estão firmes e não pretendem entregar os pontos até a ultima volta do GP do Japão, que mais uma vez será palco de uma espetacular final.
Michael Schumacher, Juan Pablo Montoya e Kimi Raikkonen vão entrar no GP dos EUA, penúltima etapa do campeonato, dispostos a vencer e deixar seus adversários para trás na tabela de classificação.
Mas como esta temporada está no fim, vamos dar um passo mais largo e já pensar no dia 7 de Abril de 2004, quando na Austrália teremos o inicio da temporada 2004. O regulamento para o ano que vem trás o cambio seqüencial, não podendo mais ser usado o automático, bem como o banimento do controle de tração e largada, vamos ter que ficar na expectativa pois, todas as equipes estão escondendo o jogo, a McLaren não lançou o carro deste ano e pode muito bem ter feito isso para já ter desenvolvido o seu carro para o ano que vem. A Ferrari está em uma pequena decadência e com certeza os homens de Maranello estão trabalhando para que o ano que vem seja diferente, a Williams deve vir com um carro evoluído deste que está nas pistas, e por último, a Renault vai ter que se adaptar as novas regras.
Quanto aos pilotos, os mais velhos, ou vindo da CART e IRL (leia-se Villeneuve, Da Matta e Montoya), vão ter alguma vantagem, pois nessas categorias esses equipamentos sempre foram proibidos, ponto negativo para Kimi Raikkonen que sempre guiou um F1 de cambio automático.
Ninguém sabe o que vai acontecer quando as luzes vermelhas se apagarem em Melbourne, mas uma coisa é certa, o ano que vem a briga vai ser muito mais intensa.
Eduardo Tomedi
F1Mania