GP Brasil: Todos os GPs Brasil

Por Thiago Alves

O F1Mania.net apresenta um resumo de todos os GPs Brasil já realizados.

1972 – Pela primeira vez os carros da F1 vem ao Brasil, para uma corrida extra-campeonato. Com a quebra de Emerson Fittipaldi, a vitória caiu no colo de Carlos Reutemann, com Ronnie Peterson em segundo e Wilson Fittipaldi em terceiro.

1973 – No ano seguinte, a corrida começou a valer pontos e aconteceu a primeira vitória do Brasil. Emerson Fittipaldi liderou praticamente a corrida toda, com Jackie Stewart em segundo e Dennis Hulme em terceiro.

1974 – Emerson repete a dose na nova equipe, a Mclaren. O pódio foi completado por Clay Regazzoni e Jacky Ickx.

1975 – A sequência de vitórias brasileiras continua, com a primeira e única vitória de José Carlos Pace. Alías, foi a primeira dobradinha brasileira na categoria, com Emerson Fittipaldi em segundo e Jochen Mass em terceiro.

1976 – Depois de 3 vitórias consecutivas, o Brasil não venceu em 1976. A vitória ficou com Niki Lauda, com Patrick Depailler em segundo e Tom Pryce em terceiro .

1977 – Carlos Reutemann volta a vencer o GP Brasil.Após sua vitória na primeira corrida em Interlagos, o piloto argentino vence a corrida marcada pelo desgaste excessivo do asfalto da curva 3. Além de Reutemann, o pódio teve James Hunt e Niki Lauda.

1978 – Pela primeira vez a F1 corre em Jacarepaguá . Carlos Reutemann vence pela terceira vez, mas o grande destaque fica para o pódio de Emerson Fittipaldi, com o carro da Copersucar – Fittipaldi.Niki Lauda completa os três primeiros.

1979 – De volta a Interlagos, acontece a primeira vitória francesa no Brasil. Jacques Laffite vence, com Patrick Depailler em segundo e Carlos Reutemann em terceiro. Esse foi o primeiro GP Brasil de Nelson Piquet, que abandonou a prova.

1980 – Na última corrida em Interlagos, nova vitória francesa, com Rene Arnoux em primeiro, Elio de Angelis em segundo e Alan Jones em terceiro.

1981 –Mais uma vitória de Carlos Reutemann.Disputado sob forte chuva, o piloto argentino venceu a corrida, embora tenha desrespeitado uma ordem da equipe Willians, que ordenou a troca de posição com seu companheiro de equipe Alan Jones. Ricardo Patrese foi o terceiro. Nelson Piquet foi o pole position da corrida.

1982 – Incio da dinastia de Alan Prost no Brasil. Após a polêmica desclassificação de Nelson Piquet, a vitória cai no colo de Prost. John Watson foi o segundo e Nigel Mansell o terceiro.

1983 – Nelson Piquet consegues sua primeira vitória no GP Brasil. Após a desclassificação no ano anterior, Piquet vence , com Niki Lauda em segundo e Jacques Laffite em terceiro.

1984 – Alan Prost vence a segunda corrida no Brasil, na estréia de Ayrton Senna na categoria. Depois da quebra de 4 pilotos, Prost fica em primeiro, com Keke Rosberg em segundo e Elio de Angelis em terceiro.

1985 – Prost vence novamente no Rio, dessa vez de maneira mais tranquila. Michelle Alboreto em segundo e Elio de Angelis novamente em terceiro.

1986 – Outro grande dia do automobilismo brasileiro. Nelson Piquet e Ayrton Senna fazem a dobradinha brasileira em Jacarepaguá, subindo ao pódio com a bandeira do Brasil. Jacques Laffite completa o pódio.

1987 – Mais uma vitória cai no colo de Prost. Dessa vez, a culpa foi da torcida, que jogou papel picado na pista, sujando o radiador de Nelson Piquet. Essa parada extra nos boxes permitiu que Prost vencesse, com Piquet em segundo e Stefan Johansson em terceiro.

1988 – Quando Senna teve sua primeira chance de vencer no Brasil com um carro de ponta, a vitória ficou com Alan Prost. O brasileiro foi desclassificado após irregularidades na largada. Gerhard Berger foi o segundo e Nelson Piquet o terceiro. Nesse dia, Prost ganhou o apelido de Rei do Rio.

1989 – Nigel Mansell vence a prova . O Leão contou com o abandono de Senna e a quebra de Prost para vencer seu primeiro GP Brasil. Alan Prot ficou em segundo e Maurício Gugelmin ficou em terceiro, conquistanto seu único pódio na F1

1990 – De volta a Interlagos, Alan Prost contou novamente com a sorte para vencer no Brasil. Quando Ayrton Senna liderava tranquilamente, um toque com Satoru Nakajima fez com que o piloto brasileiro trocasse o bico do seu carro, terminando a prova em terceiro lugar. Gerhard Berger foi o segundo.

1991 – O GP Brasil desse ano foi uma verdadeira epópeia. Depois de ficar apenas com a sexta marcha de seu carro, Ayrton Senna finalmente conquista sua sonhada vitória em casa, com Ricardo Patrese em segundo e Gerhard Berger em terceiro.

1992 – Dessa vez, nada atrapalhou o passeio das Willians em Interlagos. Nigel Mansell venceu fácil, com Ricardo Patrese em segundo e Michael Schumacher em terceiro. Primeiro pódio do alemão no Brasil.

1993 – Uma das maiores vitórias de Ayrton Senna. Com um carro inferior as Willians, Senna contou com a ajuda de “São Pedro” e sua chuvinha providencial para derrotar Alan Prost. Damon Hill ficou em segundo, com Michael Schumacher em terceiro.

1994 – Tristeza em Interlagos. Senna estreiava na Willians, mas Michael Schumacher jogou água no chopp dos brasileiros. Senna rodou, e a vitória ficou com o alemão, com Damon Hill em segundo e Jean Alesi em terceiro.

1995 – A corrida mais longa realizada no Brasil, visto que seu resultado só foi definido vinte dias depois da bandeirada quadriculada. Schumacher venceu, com David Coulthard em segundo e Gerhard Berger em terceiro.

1996 – Em outro GP realizado sob chuva, Damon Hill venceu com tranquilidade no Brasil, com Jean Alesi em segundo e Michael Schumacher em terceiro. Primeira temporada de Schumacher na Ferrari.

1997 – Jacques Villeneuve não deu chances aos outros pilotos, e conquistou sua única vitória no GP Brasil. Gerhard Berger chegou em segundo Olivier Panis em um surpreendente terceiro lugar.

1998 – Show das flechas de prata da Mclaren, com Mika Hakkinen em primeiro, David Coulthard em segundo e Michael Schumacher em terceiro.

1999 – Mika Hakkinen faz o bis, conquistando sua segundo vitória no Brasil. Michael Schumacher ficou em segundo e Heinz-Harald Frentzen completou o pódio.

2000- Primeira corrida de Rubens Barrichello pela Ferrari no Brasil, e grande decepção Michael Schumacher vence, com Giancarlo Fisichela em segundo e Heinz-Harald Frentzen em terceiro.

2001 – No primeiro GP do novo século, David Coulthard conseguiu sobreviver aos acidentes e a chuva que caiu no autodrormo. Schumacher foi o segundo e Nick Heidfeld o terceiro. Destaque para a ultrapassagem de Montoya em cima de Schumacher logo no começo da prova.

2002- Michael Schumacher conseguiu uma grande vitória no Brasil , superando as rápidas Willians. Seu irmão Ralf Schumacher foi o segundo e David Coulthard o terceiro.

2003 – Uma corrida maluca, com o resultado final decidido cinco dias depois do término da corrida. Giancarlo Fisichela venceu com sua Jordan, como Kimi Raikkonen em segundo e Fernando Alonso em terceiro.

2004 – Pela primeira vez o GP Brasil encerrou a temporada da F1. Juan Pablo Montoya venceu em sua última corrida pela Willians, com Kimi Raikkonen em segundo e Rubens Barrichello em terceiro, conquistando seu único pódio em casa.

2005 – Interlagos foi palco do primeiro título mundial de Fernando Alonso. O espanhou correu apenas para pontuar em terceiro lugar, e foi o que fez. A vitória ficou com Juan Pablo Montoya e o vice campeão Kimi Raikkonen terminou em segundo.

2006 – Na despedida de Michael Schumacher das pistas, o GP Brasil viu o bicampeonato mundial de Fernando Alonso. O espanhol ficou em segundo lugar, com Jenson Button em terceiro. A vitória ficou com o brasileiro Felipe Massa, a primeira vitória de uma brasileiro em casa desde 1993.