GP Brasil: Entrevistas – Oscar Ulisses

Por Thiago Alves

Oscar Ulisses – Radialista esportivo da Rádio Globo.

F1Mania.net: Há quanto tempo você cobre a F1?

Oscar Ulisses: Comecei a cobrir F1 em 1980, pela Rádio Bandeirantes, junto com o Edgard Mello Filho, viajando pelos autódromos a fora. Já fiz vários GPs Brasil.

F1Mania.net: Tem alguma memória em especial do GP Brasil?

Oscar Ulisses: Tenho uma em especial, uma besteira do Nelson Piquet, que fez o primeiro ou o segundo melhor tempo no treino, mas ele largou de pneu liso seco debaixo de uma tempestade, apostando que a chuva fosse passar. Ele largou, deu duas voltas e saiu da corrida. E tem também a vitória do Ayrton Senna em São Paulo, quando ele terminou a corrida com um problema nas marchas, e ficou muito cansado. Lembro bem disso, teve também o Rubinho quase perdendo a largada. Em toda corrida do Brasil você fica mais voltada para os brasileiros, até porque você transmite aqui para o Brasil, o público gosta dos pilotos brasileiros, então o comportamento deles fica mais registrado, independente se você acompanha todas as corridas, com outros pilotos como o Schumacher.

F1Mania.net: Você tem alguma preferência em narrar o GP Brasil em Interlagos ou em Jacarepaguá?

Oscar Ulisses: Não. Na F1 você recebe todas as informações na cabine, através do computador, que trás todas as informações, volta a volta de cada piloto, diferença entre os pilotos, tudo o que você quiser está nesse computador imediatamente. E hoje, via internet você recebe tudo isso no próprio estúdio da rádio quando a corrida é lá fora. Você não precisa mais estar no autódromo para receber essas informações. É claro que quando você faz a corrida do local, você tem toda a emoção da prova na sua cabeça, você não tem apenas as informações você sente tudo o que está a sua volta.

F1Mania.net: Aproveitando para falar em temporada 2007 e a decisão em Interlagos, você acha que o Lewis Hamilton leva o título?

Oscar Ulisses: Eu acho que sim, ele tem a condição de favorito por tudo o que ele fez, pelo piloto que é, já é um piloto pronto, se falta aprender alguma coisa falta muito pouco. Então eu acho que ele tem condições de suportar essa pressão aqui em Interlagos e ganhar a corrida. Agora, é corrida. Ele pode sofrer um esbarrão e sair da prova, ou na largada mal feita, tudo isso é possível e em uma dessas o Alonso vai lá e ganha a corrida. Então, ele corre riscos, um risco não muito pequeno, mas ele tem condições de ganhar a corrida . Pela vantagem de 4 pontos que ele tem, e pelo piloto que é, tem todas as condições de ganhar a corrida.

F1Mania.net: Gostaria de deixar um recado para o pessoal do F1Mania?

Oscar Ulisses: Para vocês que estão ligados em F1, vale a pena tentar ir em Interlagos. Lá você sente o clima da corrida, você sente o barulho dos carros. É muito bacana. Ou então, no F1Mania.net para acompanhar as notícias e a corrida no momento que acontece.

F1Mania.net: Muito obrigado.

Oscar Ulisses: Obrigado eu.