Não adianta. Mesmo com a criação e crescimento de algumas categorias pelo mundo, somente a Fórmula 1 possuí o glamour desejado, uma obsessão, praticamente o objetivo de 10 em cada 10 jovens pilotos. Para alguns, algo distante, quase uma utopia. Para outros, algo bastante próximo, como é o caso de Christian Klien.
Christian quem? Com certeza para muitos aficionados por Fórmula 1 esse nome ainda deve soar como uma incógnita. Aliás, o mesmo tom de interrogação foi levantado pela Jaguar quando sua nova parceira, a Red Bull, apresentou um de seus pupilos. Mas bastaram a desistência do compatriota Alexander Wurz e o excelente rendimento nos testes da semana passada, em Valência, para o piloto tornar-se o piloto número dois do time de Milton Keynes para 2004.
Austríaco, 20 anos, Klien tem se destacado nas categorias de base do automobilismo europeu. É bem verdade que o começo foi discreto, durante três temporadas na Fórmula BMW. Mas o piloto deu a volta por cima com o título do campeonato alemão de Fórmula Renault, no ano passado. Em 2003, foi vice-campeão do revitalizado e competitivo campeonato europeu de Fórmula 3, perdendo somente para o australiano Ryan Briscoe (lembram dele?!), atual piloto de testes da Toyota.
Para ter uma noção do que isso significa, Nico Rosberg, filho do ex-campeão Keke Rosberg e que testará pela Williams ao lado de Nelsinho Piquet, foi o oitavo colocado na classificação.
Verdadeiramente, números e conquistas nem sempre podem dizer a verdade. Tomem como exemplo o fato de Gilles Villeneuve, um dos mais geniais e arrojados pilotos da história, ter vencido apenas cinco GPs na Fórmula 1. Entretanto, não é pelos números que o austríaco merece destaque. De fato, Klien é um excelente piloto.
Uma das oportunidades que tive o privilégio de comprovar isso durante o Marlboro Masters, em Zandvoort. Segundo colocado na classificação, Christian tomou a ponta de Nelsinho logo na largada. Mostrando uma pilotagem veloz e madura, equalisou constantes ataques do brasileiro durante as 25 voltas da corrida e ficou com a vitória.
Christian Klien é mais um talento que chega a principal categoria do mundo. Para a Jaguar resta ter paciência para ver o trabalho desse jovem florescer, assim como Sauber e McLaren fizeram com Kimi Raikkonen. Evidentemente, ele não fará milagres com o carro do time verde. Mas além de colocar um talento em seu cockpit, a Jaguar contentará seu patrocinador, algo fundamental numa categoria onde a política econômica reina absoluta.
A volta do “Professor”: Um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, Alain Prost voltará as pistas em 2004. E isso que garante que o periódico francês Le Parisien. Segundo o jornal, o tetracampeão mundial, de 48 anos, disputará o FIA GT, com uma Ferrari Maranello.
Boa opção: Na última quarta feira, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Ricardo Maurício testaram um modelo Alfa Romeo do European Touring Car Champioship. Ingressar no ETCC trata-se de uma opção interessante para o trio brasileiro. O campeonato vem ganhando projeção no cenário mundial e conta com ex-nomes da Fórmula 1, como o atual campeão, Gabriele Tarquini. Alessandro Zanardi, que perdeu as duas pernas após grave acidente durante corrida da Fórmula CART, em 2001, disputou a última etapa desse ano.
Mandando um alô: Mando um alô especial para o leitor amigo Bruno Ferreira.