Categoria: F1Mania.net
|
26 de setembro de 2011 11:02

Coluna do Joly: Genial X Genioso

Por Luís Joly

O GP de Cingapura é sempre interessante. Mesmo que a corrida seja chata, apenas o cenário já é suficiente para encantar. Absolutamente incrível, é de longe a pista mais charmosa do calendário. E também é a pista que viu mais um erro de Lewis Hamilton.

Sim, o inglês anda com a cabeça na Lua. Errou na manobra e furou o pneu de Felipe Massa. Tudo bem, o brasileiro era mais lento que ele, tem menos braço, está em um péssimo momento e não ia fazer muita coisa na corrida. Mas, tirando tudo isso, ainda não dá direito de Hamilton fazer mais uma bobagem.

Assim, o piloto da McLaren foi lá pra trás do grid, com uma punição e bico quebrado. Deu mais um show de ultrapassagens, inclusive sobre o próprio Massa, que (de novo) fez corrida discreta.

Enquanto isso, lá (quase) na frente, Jenson Button chegou de novo em segundo. Assumiu o vice-campeonato, o que, em uma temporada em que o campeão está claríssimo, vale bastante.

Button é da escola Prost. Hamilton, da escola Senna. Enquanto um não faz manobras ousadas, não arrisca muito, não abusa da sorte, consegue mais resultados e é mais eficaz. E o outro é arrojado, impulsivo, temerário, corajoso. Mas arrisca mais, perde mais. O que é mais importante?

Prost teve um título a mais que Senna. E mais vitórias. Tudo bem, a carreira do brasileiro foi abreviada. Hoje, as manobras de Ayrton são mais lembradas. O piloto é mais admirado. Outro exemplo? Damon Hill, da escola Prost. Campeão, burocrático, (nem sempre) eficiente. Juan Pablo Montoya, escola Senna. Meio maluco, não levou título. Mas arriscava sempre que podia. Mika Hakkinen X Michael Schumacher. Os exemplos são vários.

O público gosta de ver acidentes. Bagunça, confusão, ultrapassagem. Hamilton dá isso a eles. Por isso, hoje ele é um dos pilotos mais importantes do grid. Talvez, junto com Alonso, o que mais representa essa geração de pilotos que surgiram do início dos anos 2000 pra cá. Mais do que Vettel, pelo menos por enquanto.

Button, no fim, pode até levar mais que Hamilton. Mas são os momentos de Hamilton que vão ser mais lembrados no futuro.

RETA OPOSTA

Bruno Senna

Se não foi uma corrida sensacional do brasileiro, pelo menos ele chegou mais uma vez na frente do companheiro Petrov. Não é nada, não é nada, ele ganhou mais um pouco de espaço.

Rubens Barrichello

Começaram boatos sobre Kimi Räikkönen pegando a vaga de Rubinho na Williams. O brasileiro simplesmente não quer largar o osso. Agora, se ele sair da Williams, pra onde vai? Stock car?

Felipe Massa

Que fase. Massa não dá uma dentro. Na Itália, foi Webber. Agora, Hamilton. Parece que, quando as coisas são errado, não tem muito o que fazer. Já ouvi gente dizendo que o brasileiro precisava era de um banho de arruda.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.