Por Sérgio Tarcitano
Mais uma vez a Ferrari vence, e mais uma vez com polêmicas sobre as conversas de rádio. De forma alguma eu estou afirmando que houve favorecimento à equipe, ou desmerecendo a vitória de Fernando Alonso. O espanhol é, hoje, de longe, o piloto mais completo do grid. Porém, não posso deixar passar mais uma suspeita de favorecimento, que se acumulam na carreira do piloto da Ferrari. Eu só não me lembro de suspeitas contra ele na primeira passagem pela Renault, mas como o chefe era o Flávio Briatore… Tudo é possível. Mas o fato é que quando Sérgio Perez começou a chegar em Alonso seu engenheiro lhe informou pelo rádio que Alonso estava com pneus macios e havia trocado uma volta antes dele. Ele quis dizer: Você tem chance. Os pneus dele vão acabar… Quando o cara chegou mesmo e que a ultrapassagem seria mesmo possível, o recado foi outro: Serjão, vai com calma, precisamos deste resultado… O que aconteceu entre um diálogo e outro? No primeiro era só uma possibilidade e no segundo já era uma realidade. Tudo bem que o mexicano acabou saindo da pista e se distanciando do líder. Mas a conversa existiu… E a Ferrari é quem fornece os motores para a Sauber…
Sérgio Perez está sendo cotado para substituir Felipe Massa na Ferrari em 2013. Eu não acho impossível que já haja uma troca no meio desta temporada caso Felipe continue com rendimento tão inferior a seu companheiro de equipe. Existem boatos, na Itália, que como existe a proibição para a realização de testes, a equipe está testando novos componentes e novas soluções, no carro de Felipe. Se der certo… Vai também para o de Alonso.
No mais, a temporada de 2012 promete. A McLaren começou dominando, mas, pelo menos acabou a supremacia da RBR. Lotus e Mercedes também estão fortes, faltando consistência na corrida. E a Sauber está indo bem em suas estratégias de corridas, falta largarem um pouco mais na frente.
E Bruno Senna aproveitou a chuva e, literalmente, lavou a alma. Fez uma corridaça, passou gente pra caramba depois de estar em último. Isso o deixa com moral na equipe, apesar de ainda estarmos longe de uma renovação de contrato. Espero que ele ande assim com pista seca também.
Barrichello estreou na Indy… Gosto muito do piloto Rubinho, mas vou deixar para comentar na próxima.