Por Felipe Pires
Essa é uma bela história. Não tenho muitas informações sobre o assunto porque é algo raro de se encontrar na internet. Mais vamos ao que importa. Vocês sabiam que Gilles Villeneuve iria criar uma equipe de Fórmula 1?
Tal história é contada por pelo jornalista Gerald Donaldson no livro “Gilles Villeneuve – The Life of the Legendary Racing Driver”, a melhor biografia já escrita a respeito do piloto canadense, morto em um acidente nos treinos do Grande Prêmio da Bélgica de 1982.
Segundo a biografia, em 1981 alguns empresários de Milão se aproximaram de Gilles para formar uma equipe com seu nome. A época, isto seria uma bela jogada de marketing, pois Villeneuve estava em alta na Ferrari. O nome seria Team Villeneuve. O dinheiro para bancar o projeto viria de alguma gigante do tabaco, não ligada a Marlboro, patrocinadora principal da Ferrari naqueles tempos. A tal marca seria possivelmente a Rothmans. Gilles gostou da idéia e resolveu leva – lá adiante.
De prima, a equipe teria apenas um carro, o de Villeneuve. Com o tempo, a equipe passaria a correr com mais um bólido, de acordo com o crescimento de sua estrutura. Gilles dizia que seu maior sonho seria ver seu filho, Jacques pilotando algum daqueles carros no futuro. Os tais empresários garantiram formar uma equipe competitiva, a tal ponto de construir uma pista a alguns quilômetros de Fiorano, contratar funcionários de peso e construir uma fábrica inteira. Gilles até já pensava em reunir alguns amigos entendidos do assunto:
Ray Wardell (seu engenheiro dos tempos da Fórmula Atlantic) seria o diretor técnico, Gaston Parent (seu empresário) e Boris Stein cuidariam dos aspectos jurídicos e o ex-piloto Jody Scheckter seria o diretor geral e comercial da equipe. Reza a lenda que Gerard Larrousse e Walter Wolf também poderiam estar envolvidos, mas não tenho certeza quanto a isso.
Villeneuve, bacharel em Arquitetura, desenhou a planta do que seria a fábrica. Scheckter encontrou um terreno ao sul da França, perto do circuito de Paul Richard. Tudo corria bem, e a equipe estaria pronta em 1983. Mais quando a esmola é muito grande o santo desconfia. Tinha de haver alguma sujeira por trás. Mas não havia. Literalmente.
Uma antes do Grande Prêmio de San Marino, Jody resolveu pesquisar o histórico dos empresários milaneses e o tamanho do patrocínio que eles trariam a equipe. Só que não havia nenhuma multinacional do tabaco querendo patrocinar a equipe. Os tais empresários eram um bando de picaretas que queriam usar o sobrenome de Gilles para alguma possível trapaça. E assim acabou o sonho de Gilles. E alguns dias depois Villeneuve viria a morrer em um acidente, o que eu acredito que seja fruto de suas decepções na Ferrari.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.