Coluna La Rascasse: Quanto vale ser campeão mundial de Fórmula 1

Por Fábio Jacques

Respondendo à questão do título, sem dúvida, vale muitíssimo. Afinal, entrar para o seleto hall de campeões da principal categoria do automobilismo mundial é uma honra destinada a poucos. Mas e se… mesmo sem ter vencido um mundial, o pai for mais respeitado e admirado que o filho campeão?

Pois é isso que acontece com o sobrenome Villeneuve. Gilles, que correu entre 1977 e 1982, teve apenas seis vitórias e não chegou a conquistar o titulo. Seu filho, Jacques Villeneuve, por outro lado, foi campeão do mundo pela Williams em 1997 já em seu segundo ano na Fórmula 1. Além disso, venceu também o mundial de Fórmula Indy e as 500 milhas de Indianápolis.

Gilles morreu há 30 anos, nos treinos para o Grande Prêmio da Bélgica de 1982. Jacques, que esteve presente na Fórmula durante 11 anos, 1996 e 2006, segue vivo, e com a língua maior que a boca.

O pai hoje é cultuado internacionalmente, sendo inclusive comparado por muitos a pilotos como Alain Prost, tetracampeão que em 1982 era apenas um novato, e Ayrton Senna, tricampeão que só entraria no circo dois anos depois, em 1984.

Jacques Villeneuve venceu o mundial contra ninguém menos do que Michael Schumacher. O alemão seria desclassificado, mas disputou toda a temporada com Jacques, somando, ao final, apenas três pontos a menos.

Contudo, e mesmo assim, hoje em dia Gilles Villeneuve é um nome muito mais cultuado do que o de Jacques. Para muitos, e talvez intimamente para todos, o segundo é “o filho de Gilles que conquistou o título”. Talvez ainda alguns considerem que Jacques conquistou o que, na verdade, o pai merecia.

Por que acontece isso? Difícil dizer. Jacques não é o homem mais simpático do mundo, e nunca fez questão de ser. Isso, entretanto, é pouco para explicar por que, mesmo sendo parte do seleto grupo dos campeões, Jacques não passa de “o filho de Gilles”.

O GP do Canadá de 2012 comprovou, mais uma vez, que este é um dos anos mais equilibrados da história da categoria. Mais uma corrida emocionante no circuito Gilles Villeneuve.

Será que é porque Gilles morreu e Jacques ainda está entre nós? Acredito que não. Ao que me parece, Jacques será sempre um dos inúmeros campeões esquecidos, enquanto Gilles sobreviverá ao tempo, como sobreviveu aos 15 anos entre sua morte e o título do filho.

No futuro Jacques voltará a ser, para todos, simplesmente o filho de Gilles Villeneuve…