Olá pessoal do F1 MANIA, tudo bem por aí?
Espero que todos tenham passado um excelente feriado de 21 de abril aí no Brasil, essa data que a vida brasileira tornou tão importante para todos nós. Vem lá da História, na figura de Tiradentes, passando pela inaugração de Brasília, o falecimento do presidente eleito Tancredo Neves e a primeira vitória de Ayrton Senna, debaixo de um temporal danado, lá no Estoril, em Portugal.
Aqui nos Estados Unidos os dias são de muito trabalho porque estamos indo para o terceiro fim de semana consecutivo de corrida no 2015 Verizon IndyCar Series. Como sabem vocês, Leitores do F1 MANIA que estão sempre ligados nas coisas da IndyCar, a gente correu em New Orleans no dia 12, em Long Beach no domingo passado e domingo agora será no Barber Motorsports Park, no Alabama.
Gosto demais demais de Barber. Das cinco corridas que a IndyCar já fez lá, venci a inaugural, em 2010, e fui ao pódio em outras duas. Essa de 2010, em particular, tem uma importância anorme no meu coração. A minha princesa Mikaella, a filhinha que Deus mandou para abençoar a minha vida em 28 de dezembro de 2009, desde pititiquinha já frequentava autódromos. Desde sempre, Adriana e eu já fizemos com que ela se acostumasse com as viagens. Por causa disso, eu comecei a acalentar um sonho que era o de poder levar a Mikaella ao pódio comigo quando eu vencesse uma corrida. E esse sonho foi realizado lá em Barber, no dia 11 de abril de 2010. É ou não é para AMAR Barber?
Mas agora eu quero falar da corrida de Long Beach, que foi sensacional e me permitiu subir ao pódio pela segunda vez consecutiva agora em 2015. Só que novamente não foi no degrau mais alto, apesar de eu ter feito a pole e liderado 31 voltas. Não estaria sendo totalmente honesto se dissesse que fique contente com mais esse 2º lugar. Obviamente que é um bom resultado, mas eu realmente tinha chances para vencer e isso me deixou frustrado. Mas o lado bom é que o campeonato ficou mais quente ainda, pois derrubei a diferença que me separa do meu companheiro de equipe, o Juan Pablo Montoya, de 10 para 3 pontos. Isso sem falar que conquistei a Pole e com direito a quebrar o recorde da pista de Long Beach.
Ah, e por falar em Pole, a de Long Beach foi a minha 46ª desde que estreei na Indy. Aí você, Leitor atento do F1 MANIA, pode estar perguntando:
“Peraí, Castroneves, que história é essa de 46 Poles se a IndyCar diz que são 42?
Super bem lembrado e me dá a chance de explicar. A diferença de quatro Poles acontece porque a categoria só registra aquelas em que o Qualifying é realmente disputado. Só que a gente conta aquelas vezes em que larguei na primeira posição do grid, mesmo não tendo havido Qualifying (cancelado por causa das chuvas), mas por estar liderando o campeonato naquelas ocasiões.
A programação de Barber começa no sábado com treinos livres e o Qualifying. A corrida de domingo, no horário oficial de Brasília, será iniciada às 16h30, com transmissão pelo Band Sports.
É isso aí, amigos. Vamos que vamos!
Acelerando com Helio Castroneves
Estatísticas …
Desde que estreei na Indy, em 1998, até aqui, sabem quantas voltas eu liderei? Pois anotem: 5287 voltas. É volta que não acaba mais, né?
Histórias …
Eu juro para vocês que essa coisa de comemorar as vitórias nos alambrados não foi planejada. Acabou virando uma marca, mas foi totalmente sem querer. Eu fiquei tão feliz quando ganhei a minha primeira corrida, mas tão feliz, que errei a entrada dos pits depois da bandeirada. Fiquei meio sem saber o que fazer e parei o carro. Foi quando eu olhei para o lado e vi a galera festejando e não me contive. Bati no cinto e fui comemorar com o pessoal da arquibancada, subindo no alambrado. Na coletiva de imprensa, um jornalista disse que eu parecia o Homem Aranha. Foi assim que nasceu a tradição e o apelido.
Foto da semana …
Como não poderia deixar de ser, a foto da semana é a do primeiro pódio da Mikaella, em Barber, quando da minha vitória de 2010. Ele tinha só três meses! (Foto DON HELRIGEL/INDYCAR MEDIA)
O F1 MANIA integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados. Contatos: [email protected]