Quando a Mercedes anunciou que teria uma equipe na Fórmula E, todos pensaram: será que a montadora alemã vai conseguir repetir o sucesso que conquistou nos últimos anos de F1 na categoria de carros elétricos?
Se o primeiro ano com a equipe satélite HWA Racelab não foi nada impressionante, não podemos dizer o mesmo sobre a sexta temporada, na qual a equipe de fábrica entrou de cabeça na Fórmula E.
Logo nos dois primeiros eprix em Diriyah, Stoffel Vandoorne conseguiu dois terceiros lugares e deixou a Arabia Saudita na liderança do campeonato. Em Santiago, não teve pódio, mas teve a Mercedes assumindo a liderança do campeonato, um sinal de que as flechas de prata não estavam brincando.
Nos dois eprix seguintes ficou claro que o carro da Mercedes era bom, rápido, principalmente nos treinos classificatórios, já que tanto Vandoorne quanto o jovem holandês Nyck de Vries eram presença constante na SuperPole. Mas a inexperiência ainda cobrava um preço nas corridas, principalmente de De Vries, que por mais de uma vez cometeu erros que custaram bons pontos.
Ainda assim, ao final da temporada, o saldo foi extremamente positivo, principalmente após a dobradinha da equipe alemã no último eprix do campeonato em Berlim, com Vandoorne em primeiro, seguido por De Vries.
Terminar a sua primeira temporada na Fórmula E em terceiro lugar, atrás apenas da DS Techeetah e Nissan, foi melhor do que o esperado, e agora a expectativa para o próximo campeonato é evoluir e lutar por mais vitórias.
A dupla de pilotos Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries permanecem na equipe. Vandoorne é o “Rei do Fanboost” na categoria: ganhou o fanboost em todos os eprix que disputou. Cada vez mais experiente, o piloto belga é um dos principais nomes cogitados na disputa do título.
Quanto a De Vries, o holandês se mostrou um piloto extremamente rápido e agressivo, e com certeza essa parece a mistura perfeita para uma equipe que mira o topo, como é o caso da Mercedes. Para aqueles que desacreditaram da possibilidade do time de Ian James replicar na Fórmula E o sucesso da F1, melhor repensar sobre o assunto. As Flechas de Prata vieram para dominar a competição de carros elétricos.
Nome da equipe: Mercedes Benz EQ
Retrospecto da equipe na Fórmula E: 24 eprix, 1 vitória e 5 pódios
Dupla de pilotos: Stoffel Vandoorne (BEL) e Nyck de Vries (HOL)
Retrospecto de Stoffel Vandoorne: 24 eprix, 1 vitória e 4 pódios
Retrospecto de Nyck de Vries: 11 eprix, 0 vitória e 1 pódio
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.