No ano passado, a Renault, pioneira em veículos elétricos e especialista no automobilismo de competição desde sua fundação, tornou-se uma parceira técnica oficial do Campeonato FIA de Fórmula E. Antes mesmo do primeiro Grande Prêmio da categoria, que vai acontecer em setembro, em Pequim, a montadora dá um novo passo nessa nova disciplina ao anunciar seu apoio para a equipe e.dams-Renault.
A Renault torna-se hoje a patrocinadora master da equipe de propriedade de Jean-Paul Driot e Alain Prost, o tetra Campeão Mundial de Fórmula 1 e embaixador da marca Renault. Esse envolvimento com a equipe francesa Renault permitirá maximizar o impacto e a promoção do campeonato devido ao aumento da visibilidade. O nome do fabricante aparecerá na carroceria dos carros, no macacão e no capacete dos pilotos. Além disso, muitas ações de comunicação e marketing também marcarão a primeira temporada de um campeonato que promete ser particularmente atraente. Na verdade, trata-se de uma categoria totalmente nova e um verdadeiro espetáculo, que estará disponível para os fãs de automobilismo com um novo formato: uma jornada de novas tecnologias, muitos eventos para os espectadores e corridas que acontecerão no centro das maiores cidades do mundo.
Patrice Ratti, presidente da Renault Sport, destaca que ” a parceria com a equipe e.dams-Renault permitirá à Renault Sport reforçar sua presença no centro do campeonato de Fórmula E. Trata-se de uma experiência inédita, que escreve uma nova página no automobilismo esportivo, algo que nos deixa orgulhosos de participar desse novo desafio na qualidade de pioneiros. Alan e Jean-Paul, cujos currículos e experiência nós conhecemos muito bem, formam uma parceria fundamental com a e.dams-Renault, para a nossa participação e desenvolvimento na Fórmula E.
Também estamos plenamente satisfeitos com o trabalho que a Spark desenvolveu com o monoposto Spark-Renault, carro que equipará todas as equipes na primeira temporada da categoria. Nós continuaremos a dar toda assistência à Spark para garantir o melhor suporte técnico à disposição das escuderias.”
Alain Prost, coproprietário da e.dams-Renault e embaixador da marca Renault, destacou : “Jean-Paul Driot e eu estamos orgulhosos de nossa associação com a Renault nessa nova aventura esportiva. A escolha da Renault como nossa principal parceira foi algo natural para a e.dams, tanto pelo histórico excepcional da marca no automobilismo esportivo quanto por seu conhecimento único em veículos elétricos. Pessoalmente, estou particularmente entusiasmado com a ideia de colaborar mais uma vez com a Renault em um grande projeto esportivo e ambicioso e em escrever uma nova página em nossa história comum.
Estou plenamente confiante no sucesso do nosso projeto e estamos nos preparando ativamente para o início da temporada. O teste em Donington Park esta semana é a próxima etapa de nossa preparação, que prossegue com muito trabalho para garantir que tudo esteja em ordem para a primeira corrida, o GP em Pequim, dia 13 de setembro. Trata-se de um desafio considerável, pois estamos falando de um campeonato completamente novo em termos de tecnologia dos carros com o mesmo formato de corrida Em outras palavras, muita emoçâo à vista!”
A nova equipe e.dams-Renault anuncia hoje seus dois pilotos : Nicolas Prost e Sébastien Buemi, nomes bem conhecidosdos paddocks da Fórmula 1 e Endurance, que terão o privilégio de ocupar o cockpit dos novos monopostos 100% elétricos, no dia 13 de setembro, em Pequim.
NICOLAS PROST
Nascido aos 18 de agosto em Saint-Chamond (França), Nicolas Prost começou sua carreira no automobilismo em 2003, quando disputou a temporada de Fórmula Campus. Em seguida, passou pela F-Renault 2.0 e F-Renault 3.5, antes de marcar presença na Fórmula 3, na Espanha, e Euroseries 3000. Desde 2009 ele compartilha sua agenda entre as categorias Endurance (Le Mans Series e Le Mans 24 Horas) e o Troféu Andros Trophy. Em 2013, tornou-se piloto de teste da Lotus na Fórmula 1.
2013 : Campeonato Mundial FIA de Resistência (WEC), Petit Le Mans, P1
2013 : Piloto de testes da equipe Lotus F1
2012 : Campeonato Mundial FIA de Resistência (WEC), P1 [Team], Petit Le Mans, P1
2011 : Troféu Andros, Campeão / Le Mans Series, 3o. na classificação geral / 24 Horas de Le Mans, 6o. na classificação geral
2010 : Troféu Andros, Campeão / Le Mans Series, 5o. na classificação geral/ Campeonato Mundial FIA GT1
2009 : A1 Grand Prix, 5o. na classificação por equipes / Le Mans Series, P5 / 24 Horas de Le Mans, 12o. na classificação geral
2008 : Euroseries 3000, Campeão
2007 : F-3 (Espanha), 3o. na classificação geral / 24 Horas de Le Mans, (5o. na classificação geral)
2006 : F-3 (Espanha), 4o. na classificação geral
2005 : Campenato francês F-Renault 2.0, P10 (9o. na classificação geral)
SÉBASTIEN BUEMI
Sébastien Olivier Buemi nasceu aos 31 de outubro de 1988 em Aigle, no Cantão de Vaud, Suíça. Em 2009 estreou na F-1 pela equipe Toro Rosso, e graças ao 9º lugar obtido no GP da Austrália dessa temporada tornou-se o quarto piloto mais jovem a marcar pontos no Campeonato Mundial de F-1.
2013/14: Campeonato Mundial FIA de Resistência (WEC) com a Toyota Racing
2012: F-1 com a Red Bull Racing (3o. piloto)
2009/11: F- 1 com a Scuderia Toro Rosso
2008: Campeonato GP2 Ásia, 2o. na classificação geral
Campeonato GP2 Series, 6o. na classificação geral
Piloto de testes na F-1 com a Red Bull Racing.
2006/7: Campeonato F-3 Euro Series, 12o. e 2o. na classificação geral
2004/5: Campeonato BMW Adac, 3o. e 2o na classificação geral
2002: Campeão suíço Júnior
2001: Vice-campeão suíço Júnior, campeão da Copa Bridgestone Júnior
2000: Campeão suíço Super Mini, KIA Cup na categoria Júnior, 4 vitórias em 4 etapas
1998/9: Campeão suíço Mini
1997: Campeonato suíço de kart, 4 etapas
UM RESUMO SOBRE A DAMS
Fundada por Jean-Paul Driot em 1988 por Jean-Paul Driot, a DAMS tem sua sede em Ruaudin (France), próximo ao circuito das 24 Horas de Le Mans. Desde sua criação a DAMS preparou e formou nada menos de 27 pilotos que disputaram provas da principal categoria do automobilismo mundial.
Atualmente a DAMS participa das competições de monopostos que dão acesso à F-1, como a GP2 Series e a World Series by Renault. Há mais de 25 anos a equipe construiu uma sólida experiência e um currículo respeitável, incluindo três títulos na F-3000, um título na Formula Renault V6, dois títulos no Campeonato Mundial A1GP, dois títulos de pilotos na GP2 Series com Romain Grosjean e Davide Valsecchi, além dos títulos de pilotos e equipes na Fórmula Renault 3.5 com Kevin Magnussen. A DAMS igualmenmte possui grande experiência em provas de resistência graças às suas oito participações nas 24 Horas de Le Mans, várias delas com as marcas Panoz e Cadillac. A DAMS é atualmente reconhecida como uma das principais equipes de competição da Europa
UM RESUMO SOBRE A RENAULT
Construtor automobilístico que iniciou suas atividades em 1898, o grupo Renault é um conglomerado internacional que em 2013 vendeu 2,6 milhões de automóveis em 128 países. Atualmente emprega 121.800 colaboradores em 37 plantas industriais. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e dar continuidade à sua estratégia de crescimento rentável o grupo se apoia no desenvolvimento internacional através da complementação gerada por suas três marcas (Renault, Dacia e Renault Samsung Motors), no veículo elétrico, em sua aliança com a Nissan e também em suas pareceira s com a AVTOVAZ e Daimler. Com 12 títulos de Campeã Mundial de F-1 em 36 anos a Renault faz da categoria mais exigente do mundo um vetor de inovação, imagem e notoriedade da marca.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.