Categoria: Fórmula E
|
9 de setembro de 2014 15:57

Nelsinho Piquet corre a primeira corrida da história da Fórmula E

O futuro do automobilismo começa neste final de semana em Pequim, com nomes protagonistas de momentos áureos da história das pistas. O primeiro campeonato mundial para carros 100% elétricos dá largada na madrugada de sábado na capital chinesa. A Fórmula E vai reunir no grid Nelsinho Piquet, Bruno Senna e Nicolas Prost, herdeiros diretos de dez títulos da F1 entre 1981 e 1993.

“Estou muito motivado com a categoria. É um conceito absolutamente inovador. Fico contente pela oportunidade que recebi do Team China. Espero usar esta chance para mostrar que posso ser competitivo em qualquer tipo de carro de corrida”, declarou Nelsinho Piquet, inscrito com o #99.

O campeonato da Fórmula E será o terceiro do piloto brasileiro em 2014. Ele é o atual líder do Red Bull Global Rallycross Championship e integra também o BMW Team Brasil no Blancpain Sprint GT Series.

“Sempre digo que não tem melhor lugar para um piloto que na pista e fico feliz de conseguir realizar este sonho. Tenho 21 anos de carreira, mas me empolgo como um novato com a chance de acelerar os mais variados carros. Nos meus últimos anos de Nascar fiz cerca de 30 corridas por ano, quase tudo na mesma categoria. Distribuir as provas em eventos diferentes acho que é melhor ainda”, frisou o piloto. Em 2014 ele participou também de uma corrida na elite da Nascar (Sprint Cup), além de provas no rallycross lites e como piloto convidado na Stock Car brasileira.

Nelsinho realizou os testes finais da nova categoria elétrica em Donington Park e sabe que vai competir contra um grid gabaritado, com diversos oponentes com passagem pela F1. “Tivemos menos quilometragem e isso faz diferença numa categoria que começa do zero. Esta primeira corrida acontece em casa para o time e sabemos da importância de terminar a prova”, lembrou Piquet Jr. Ele terá como companheiro o chinês Ho-Pin Tung, escalado com o carro #88.

Percorrida no sentido anti-horário, a pista montada em Pequim para a corrida inaugural tem 20 curvas e circula duas instalações icônicas construídas pelos chineses para receber os Jogos Olímpicos de 2008: o Estádio Olímpico (“Ninho de Pássaro”) e o Centro Aquático de Pequim (“Cubo d’Água”). O traçado tem 3,44 km de extensão e mescla curvas apertadas para a esquerda com duas grandes retas intermeadas por chicanes. O pitlane foi projetado em formato de U, para acomodar uma arquibancada com vista privilegiada para toda a ação nos boxes.

As atividades de pista em Pequim começam na manhã deste sábado em horário chinês (noite de sexta no Brasil). O qualifying está programado para 1h, com a largada às 4h. Há previsão de transmissão ao vivo para o Brasil pelo Fox Sports1.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.