A BMW será parceiro oficial de veículos da Fórmula E, fornecendo carros de pista e safety car dos modelos i3 e i8. O novo híbrido BMW i8 será o Qualcomm Safety Car, enquanto dois elétricos i3 serão carros médicos e de extração. A nova série BMW i faz chegar à marca alemã veículos de desempenho considerável e pensando na sustentabilidade ambiental.
Todas as viaturas foram especificamente modificadas para corresponder aos requisitos técnicos e de segurança da FIA, possuindo um sistema de recarga da Qualcomm para que não sejam necessários cabos para o recarregamento das baterias. Os sistemas de carregamento sem fios são fornecidos pela Drayson Technologies.
O i3 gera 170 cv de potência e é o primeiro modelo totalmente elétrico de produção em larga escala do grupo, enquanto o i8 é um híbrido esportivo com potência de 362 cv que acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos, tendo uma carroçaria leve em carbono e alumínio.
Jorg Reimann, Vice-Presidente da BMW Brand Experience, destacou as várias características inovadoras da Fórmula E e o pioneirismo dos alemães no campo da mobilidade elétrica mantendo os seus valores, explicando que “é atrativo para estarmos envolvidos na temporada inaugural do novo campeonato de Fórmula E. Agora temos esta oportunidade como parceiro oficial de veículos e estamos muito ansiosos pela temporada 2014/15”.
Jaume Sallares, Diretor de Marketing da Fórmula E, acrescentou que “o BMW i8 e o i3 são fantásticos, quer em termos de desempenho, quer em termos de desenho inovador, e com a tecnologia de carregamento sem fios de veículos elétricos da Qualcomm, significa que podem ser rapidamente usados, sem desconectar, assegurando que entram em pista para atender os incidentes sem atrasos”.