Villeneuve inicia um novo desafio em sua carreira na Fórmula E

Por Guilherme Cardoso

Um novato com 44 anos de idade e muita experiência no automobilismo. Essa é a principal novidade da segunda temporada da Fórmula E, que começa na madrugada deste sábado, em Pequim, na China. E tal estreante tem um nome e um sobrenome muito famosos nas corridas: Jacques Villeneuve.

O canadense é o principal nome para a categoria em 2015/2016. Após um tempo afastado, com disputas esporádicas em campeonatos distintos, ele volta a participar de uma competição do início ao fim. E apesar da inexperiência com os carros elétricos, o passado mostra que o experiente corredor pode se dar bem.

Campeão da extinta Cart, em 1995, com direito a um triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis, e dono de um título da Fórmula 1, em 1997, Villeneuve já participou dos principais torneios do automobilismo mundial. Além das provas de monoposto, ele esteve na Nascar, nas 24 de Le Mans e até mesmo na Stock Car.

– Essa é a primeira vez em muitos anos que vou participar de um campeonato inteiro. Estou empolgado por causa do ambiente – afirmou o canadense, que vai correr nesta temporada pela equipe Venturi.

Se não bastasse toda a experiência, a presença de Villeneuve na Fórmula E chama a atenção por outro motivo: ele vai ser o mais velho entre os 20 pilotos da categoria.

Mas para buscar o título da temporada, o canadense vai precisar bater grandes adversários, entre eles três brasileiros: Nelsinho Piquet, Lucas di Grassi e Bruno Senna, todos remanescentes na categoria.

Nelsinho, aliás, é o atual campeão, após levar a melhor em cima do suíço Sebastien Buemi por apenas um ponto de vantagem. Realmente, a nova temporada vai pegar fogo.

A TEMPORADA

Etapas

São 11 corridas no campeonato, entre 2015 e 2016: Pequim-CHN (24/10), Putrajaya-MAL (7/11), Punta Del Este-URU (19/12), Buenos Aires-ARG (6/2), Long Beach-EUA (2/4), Paris-FRA (23/4), Berlim-ALE (21/5), Moscou-RUS (4/6) e Londres-ING (2 e 3/7). A prova do dia 12/3 ainda não tem um local definido.

Equipes e pilotos

São 20 pilotos e dez equipes no campeonato. Durante a disputa, muitos corredores são substituídos por conta de outros compromissos. O Brasil conta com: Nelsinho Piquet (Nextev TCR), Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) e Bruno Senna (Mahindra Racing). Os três correrão toda a temporada.