Categoria: Fórmula E
|
7 de novembro de 2015 21:16

Lucas di Grassi fica longe de problemas para vencer em Putrajaya

Lucas di Grassi conquistou sua segunda vitória numa corrida da Fórmula E em Putrajaya na Malásia que foi cheia de incidentes do início ao fim.

Mesmo antes da corrida começar, Stephane Sarrazin teve um problema com sua Venturi. Com o francês não conseguindo pegar seu lugar na primeira fila ao lado de Sebastien Buemi, a largada teve que ser atrasada já que ele precisou ser empurrado para o fim do pelotão.

Com ninguém diretamente ao lado dele, Buemi teve uma primeira curva tranquila, e assim como foi o caso na abertura da temporada em Pequim, o piloto da Renault e.dams conseguiu colocar distância confortavelmente na liderança. Mas suas esperanças claras de vitória acabaram assim que seu carro quebrou quando a corrida se aproximava da sua metade.

Com o carro de Buemi parado na pista, a equipe optou por chamar o seu companheiro Nicolas Prost naquele momento, já que ele também sofria de problemas com o seu carro. Um pit-stop mais cedo assegurou que o francês assumisse a liderança depois da troca de carros na metade da corrida, mas ele não conseguiu fazer com que sua bateria durasse mais do que as dos seus rivais, combinado com os problemas do seu carro, ele não conseguiu impedir que o pelotão lhe ultrapassasse.

Di Grassi assumiu a segunda posição depois da fase de pit-stops, mas apenas porque Loic Duval, da Dragon Racing, sofreu com uma longa parada. O francês havia anteriormente assegurando a liderança depois dos problemas de Buemi, mas estava agora atrás não somente de Di Grassi, mas também do carro da Team Aguri de Antonio Felix da Costa.

Com Prost sofrendo com seu carro, Di Grassi conseguiu assumir a liderança. Atrás deles, Felix da Costa e Duval disputavam a terceira posição. Eventualmente ambos conseguiram encontrar uma maneira de ultrapassar a e.dams e Duval começou a se aproximar do líder. Mas quando a suspensão do seu carro quebrou, sua ótima apresentação se encerrou e Di Grassi ficou tranquilo na ponta e assegurou a vitória.

Depois de um erro no treino classificatório e uma raspada no muro, Sam Bird, da DS Virgin, largou em 14º. Mas o vencedor do ePrix de Putrajaya de 2014 tem uma afinidade com o circuito, e enquanto em torno deles os pilotos enfrentavam problemas, ele conseguiu se concentrar na sua corrida, ficando longe de problemas e quando Jerome D’Ambrosio bateu quando era segundo pela Dragon na última volta, o britânico herdou a segunda posição.

A boa apresentação do português Felix da Costa da Aguri acabou quando seu carro também falhou, o que rendeu um pódio para Robin Frijns, da Andretti. No entanto, o holandês teve uma sorte excepcional ao conseguir terminar a corrida depois de acertar o muro assim que ultrapassava Duval.

Mesmo apesar da sua suspensão e direção ficarem danificados, ele de alguma maneira conseguiu manter seu carro apontando na direção certa e cruzou a linha de chegada para seu primeiro pódio na Fórmula E.

Apesar dos seus problemas na largada, Sarrazin conseguiu terminar em quarto, enquanto Bruno Senna foi quinto pela Mahindra Racing. Felix da Costa conseguiu fazer seu carro religar e terminou em sexto, enquanto Daniel Abt completou em sétimo pela Abt Schaeffler Audi Sport.

Nelsinho Piquet foi novamente o vencedor do FanBoost e ficou longe de problemas para conquistar seus primeiros pontos da temporada pela NEXTEV TCR em oitavo, enquanto Nick Heidfeld terminou em nono apesar de rodar na primeira curva ao ficar lado a lado com Jean-Eric Vergne, da DS Virgin, e Jacques Villeneuve, da Venturi.

Prost conquistou o último ponto em 10º, enquanto Buemi teve como consolação dois pontos por ter registrado a volta mais rápida da corrida.

Depois de um dos eventos mais cheios de incidentes na curta história da Fórmula E, equipes e pilotos agora terão uma pausa antes da categoria volta à ação em Punta Del Este em 19 de dezembro.

O resultado do ePrix de Putrajaya:

1 – Lucas di Grassi – Abt – ABT Schaeffler/- – 33 voltas em 50m17.449

2 – Sam Bird – Virgin – Virgin/- -a 13.884

3 – Robin Frijns – Andretti – Spark/- -a 29.776

4 – Stephane Sarrazin – Venturi – Venturi/- -a 32.628

5 – Bruno Senna – Mahindra – Mahindra/- -a 34.404

6 – Antonio Felix da Costa – Aguri – Spark/- -a 36.925

7 – Daniel Abt – Abt – ABT Schaeffler/- -a 37.283

8 – Nelson Piquet Jr. – China – NEXTEV TCR/- -a 40.623

9 – Nick Heidfeld – Mahindra – Mahindra/- -a 52.904

10 – Nicolas Prost – e.dams – Renault/- -a 53.695

11 – Jacques Villeneuve – Venturi – Venturi/- -a 58.698

12 – Sebastien Buemi – e.dams – Renault/- -a 1m07.728

13 – Simona de Silvestro – Andretti – Spark/- -a 1m24.464

14 – Jerome D’Ambrosio – Dragon – Venturi/- -a 1 volta

15 – Nathanael Berthon – Aguri – Spark/- -a 1 volta

16 – Loic Duval – Dragon – Venturi/- -a 4 voltas

Não completaram:

Oliver Turvey

Jean-Eric Vergne

Campeonato:

1 – Lucas di Grassi – 43

2 – Sebastien Buemi – 35

3 – Sam Bird – 24

4 – Nick Heidfeld – 17

5 – Robin Frijns – 16

6 – Stephane Sarrazin – 14

7 – Loic Duval – 12

8 – Bruno Senna – 10

9 – Jerome D’Ambrosio – 10

10 – Antonio Felix da Costa – 8

10 – Oliver Turvey – 8

11 – Daniel Abt – 6

12 – Nelson Piquet Jr. – 4

12 – Nathanael Berthon – 4

13 – Nicolas Prost – 1

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.