Sebastien Buemi renovou sua batalha pelo título com uma vitória sensacional no ePrix de Punta del Este.
Pela primeira vez nesta temporada a estrela da Renault e.dams não conseguiu largar da pole-position, mas da quinta posição no grid teve uma pilotagem para delírio de mais de 10 mil fãs uruguaios apaixonados para conquistar a quinta vitória da sua carreira.
Uma semente foi plantada na largada, e do lado direito ‘limpo’ do grid, ele disparou para instantaneamente conquistar a quarta posição de Lucas di Grassi. O carro da DS Virgin de Sam Bird e da Dragon Racing de Loic Duval logo foram superados pelo suíço, e foi apenas uma questão de tempo antes do pole Jerome d’Ambrosio ser superado também.
A manobra pela liderança foi recebida com grandes aplausos das arquibancadas, e uma vez na frente, Buemi não deu sinais de fraquejo rumo à vitória.
No lado ‘sujo’ do grid, Di Grassi sabia que manter Buemi atrás na largada seria uma pedida difícil, e sabia que ele teria que tentar manter o ritmo do eventual vencedor ao lutar através do pelotão. Em sua tentativa de ultrapassar Duval, ele quase acertou o muro e ao invés disto perdeu a posição para seu companheiro Daniel Abt. Um pequeno erro de Abt permitiu Di Grassi ultrapassar e ele forçou ao máximo para assegurar que ele estaria o mais próximo possível de Bird e Duval quando eles todos entraram para a troca obrigatória de carro.
Um pit-stop perfeito fez com que ele conseguisse pular para segundo e ficasse bem próximo de Buemi assim que o safety car virtual entrou depois de um erro no sistema de gestão de bateria fazer com o que o carro de Bird parasse na pista. Di Grassi deu tudo para colocar Buemi sob pressão, mas não conseguiu ficar próximo o suficiente para forçar uma manobra ou um erro e ficou em segundo.
Da sua primeira pole na Fórmula E, d’Ambrosio fez uma largada perfeita e confortavelmente liderou sobre Bird, que superou Duval na largada. Um décimo de segundo por volta, d’Ambrosio disparou na liderança, mas assim que Buemi conseguiu surgir em segundo sua vantagem foi dizimada – Buemi conseguiu virar 1.5s mais rápido do que a estrela da Dragon em sua primeira volta limpa.
Uma entrada nos boxes atribulada deu à Di Grassi a chance de roubar a segunda posição, e na fase final d’Ambrosio esteve mais uma vez numa franca batalha com seu companheiro Loic Duval. D’Ambrosio assegurou a terceira posição, e com Duval em quarto esta foi outra forte corrida da equipe de Jay Penske.
Apenas seis segundos cobriram os quatro primeiros colocados, mas houve uma grande diferença para o quinto colocado Nicolas Prost, da Renault e.dams. A sexta posição foi para a Antonio Felix da Costa, da Team Aguri, e sentiu que este foi o melhor resultado possível nas circunstâncias.
Jacques Villeneuve não conseguiu largar depois de danificar seriamente um dos seus carros no treino classificatório. Jean-Eric Vergne usou o FanBoost para conseguir superar Stephane Sarrazin e ficar no top 10. Ele ganhou uma posição quando Oliver Turvey foi penalizado por sua equipe NEXTEV TCR ter o liberado cedo demais do seu pit-stop, e partiu para a briga com o companheiro de Turvey, Nelsinho Piquet.
Na última volta a dupla trocou posições e tinta, mas Piquet permaneceu à frente. No entanto, ele perdeu aderência na traseira na entrada da chicane e acertou de lado a barreira de pneus. Vergne subiu para sétimo, enquanto Piquet escapou ileso.
Daniel Abt foi oitavo, Sarrazin nono, enquanto Robin Frijns, cuja equipe Andretti trocou o motor completo do seu segundo carro entre o treino classificatório e a corrida, e foi recompensado com o ponto final em 10º.
Agora há 48 dias até a Fórmula E retornar à América do Sul para o ePrix de Buenos Aires.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.