A Fórmula E já alcançou muitos feitos desde seu início em 2014, e nas próximas horas somará mais uma conquista ao disputar a sétima rodada da sua atual temporada no circuito completo do tradicional traçado histórico de Mônaco.
Anteriormente, em 2015, 2017 e 2019 a série correu em uma pista menor no principado, mas agora a competição será realizada no mesmo circuito onde a Fórmula 1 correrá em duas semanas.
“Para a Fórmula E, estar em Mônaco é um marco em nossa história. Desde o início, quisemos correr aqui. Correr no principado de Mônaco, um lugar icônico do automobilismo, e pela primeira vez, neste ano, também vamos correr no circuito grande. Pela primeira vez vamos ver carros de corrida elétricos passarem na Praça do Cassino, descer até a curva Loews, como era chamada antes a Fairmont, Mirabeau, e entrar no Túnel”, comentou Alejandro Agag, fundador da Fórmula E.
“Acredito que se quem correu em 1929, aquele primeiro Grande Prêmio de Mônaco, tivesse imaginado o futuro, o que teria visto é o que vai acontecer aqui amanhã. É por isso que digo que para a Fórmula E é um grande momento e acho que sempre nos lembraremos da corrida em que realmente corremos em Mônaco pela primeira vez.”
“A Fórmula E quer promover os carros elétricos, quer promover sustentabilidade, mobilidade limpa. Para isso, organizamos corridas em lugares emblemáticos, e não há lugar mais emblemático para uma corrida do que o principado de Mônaco. É por isso que é um grande trunfo para a Fórmula E correr aqui, nos ajuda a avançar em nossos objetivos em direção à sustentabilidade e à promoção dos carros elétricos.”
Agag destacou o lugar que a busca pelo cuidado com o meio ambiente ocupa no principado: “Mônaco tem um papel de liderança na sustentabilidade. O papel do príncipe, de Sua Alteza o Príncipe Alberto II de Mônaco, é fundamental para essa orientação que Mônaco tem, esse ímpeto que apresenta, e é por isso que a Fórmula E corre aqui desde o início. Mônaco é um lugar que promove a sustentabilidade e é pioneiro em muitas questões de sustentabilidade”, afirmou.
O ePrix de Mônaco será realizado neste sábado, 8 de maio, com o habitual cronograma da Fórmula E, que inclui os treinos, a qualificação e a corrida em um mesmo dia. Será a sétima rodada da 7ª Temporada e Nyck de Vries chega como líder do campeonato com 57 pontos, seguido por Stoffel Vandoorne, com 48, ambos pilotos da Mercedes Benz EQ , também líder entre os fabricantes.