Alex Lynn conquistou uma incrível pole-position em sua estreia na Fórmula E na primeira corrida dos monopostos elétricos em Nova York.
O piloto da DS Virgin Racing, substituindo Jose Maria Loez, superou Daniel Abt para conquistar a pole na fase final da classificação por dois décimos de segundo no circuito montado nas ruas do Brooklin.
Lynn foi o mais rápido no primeiro treino livre em sua estreia na F-E, e manteve o bom ritmo no treino classificatório para chegar à ‘Super Pole’ em sua primeira tentativa.
Abt, correndo pela equipe que carrega o sobrenome da sua família, conseguiu uma posição na primeira fila ao superar Jean-Eric Vergne, da Techeetah, por apenas três milésimos, com o companheiro de Lynn, Sam Bird, mais 20 milésimos atrás.
Jerome d’Ambrosio deu à Faraday Future Dragon algo a comemorar em sua corrida em casa com a primeira aparição da equipe em ‘Super Pole’ nesta temporada.
Depois de cravar o segundo melhor tempo na fase de grupos, um erro no início da sua volta rápida deixou o piloto com a volta mais rápida da ‘Super Pole’, porém quinto ainda é o melhor lugar de largada da equipe nesta temporada.
Enquanto Lynn comemorava a pole, outro novato Pierre Gasly, substituindo o líder do campeonato Sebastien Buemi na Renault e.dams, não foi nada bem.
Ele foi o mais lento dos cinco pilotos do primeiro grupo e largará da 19ª posição, à frente somente de Maro Engel, que parou o carro de Venturi com problemas na pista antes de completar sua volta rápida.
Atrás dos pilotos que foram à ‘Super Pole’, Nick Heidfeld, Nelsinho Piquet, Oliver Turvey, Nicolas Prost e Lucas di Grassi completaram o top 10.
Di Grassi reclamou de uma bandeira amarela, dada pela parada do carro de Engel na pista, em sua volta rápida, mas sua posição de largada ruim soará como música para os ouvidos de Buemi, que, assim como Lopez, está cumprindo suas obrigações com a Toyota neste fim de semana em Nurburgring pelo WEC.
Outro piloto que esperava tirar vantagem da falta do líder do campeonato é Felix Rosenqvist, mas o vencedor do ePrix de Berlim largará para a primeira bateria em Nova York do fim do grid.
O piloto da Mahindra liderou o segundo treino livre, mas acabou espalhando na Curva 1, custando-lhe tempo em sua volta rápida no treino classificatório e deixando-o em 17º no grid.
A largada para a Corrida 1 da Fórmula E em Nova York será dada neste sábado (15) às 17h, horário de Brasília (GMT -3).