Alfa Romeo cogita ingressar na Fórmula E a partir de 2022/23

Mais uma grande montadora está de olho na Fórmula E em um futuro próximo. De acordo com uma publicação recente do site britânico The Race, a Alfa Romeo está interessada em fazer parte da categoria de carros elétricos a partir da temporada 2022/23, na qual terá início a Era Gen3.

Vencedora do primeiro campeonato da história da F1 em 1950, a Alfa Romeo retornou a principal categoria do automobilismo mundial recentemente, assumindo o projeto da Sauber em 2019.

Apesar de ter foco total na F1, a montadora começa a estudar a possibilidade de explorar outras categorias, e a Fórmula E é vista como uma boa opção para um futuro próximo. Vale lembrar que na F1, a Alfa Romeo utiliza os motores Ferrari, parceria que deveria ser encerrada ao final deste ano, mas possivelmente será renovada.

Com o teto orçamentário implantado na F1, e com a Fórmula E também implantando um teto orçamentário a partir da temporada 2022/23, o interesse do Grupo FIAT na categoria de carros elétricos aumentou. Nos últimos anos, cogitou-se que a empresa usaria a marca Maserati para ingressar na competição, mas um projeto da Alfa Romeo tem ganhado força nas últimas semanas.

Porém, nem tudo é tão simples assim, já que só seria possível entrar no grid da Fórmula E a partir da temporada 2022/23, na Era Gen3, e assumir um compromisso de pelo menos quatro temporadas. Por enquanto, apenas duas fabricantes das nove que estão na categoria se comprometeram com a competição e estenderam suas permanências com a terceira geração de monopostos elétricos: Mahindra e DS Automobilies.

Caso se confirme o interesse, a Alfa Romeo se tornará a quarta equipe de F1 a demonstrar interesse na Fórmula E. A Renault (que este ano passará a ser Alpine) disputou os primeiros quatro anos da categoria de carros elétricos, antes de passar toda a estrutura para a Nissan (que pertence ao mesmo grupo). A Mercedes estreou uma equipe de fábrica na temporada passada, enquanto a McLaren recentemente assinou uma carta de interesse em ingressar na competição a partir da temporada 2022/23.