BMW mantém o bom desempenho e Felix da Costa é o mais rápido no segundo dia em Valência

Antonio Felix da Costa manteve a recente boa forma da BMW i Andretti Motorsport no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, liderando as tabelas de tempos da terceira sessão dos testes da pré-temporada da Fórmula E antes do início da temporada 2018/19 no dia 15 de dezembro.

Da Costa, que terminou o primeiro dia com o terceiro melhor tempo, cravou 1:16.977s para ser o primeiro – e único – piloto da semana abaixo dos “1:17s”.

Jean-Eric Vergne, atual campeão da categoria elétrica de monopostos, foi o segundo melhor para a DS Techeetah, terminando 0,421s atrás do piloto português, enquanto Jerome d’Ambrosio, da Mahindra Racing, completou os três primeiros, mais 0,033s atrás.

O campeão da terceira temporada da FE, o brasileiro Lucas di Grassi, marcou o quarto melhor tempo da sessão para a Audi Sport Abt Schaeffler, enquanto a equipe monegasca Venturi Formula E teve uma boa atuação. Felipe Massa terminou a sessão em quinto, enquanto Edoardo Mortara foi o sexto colocado.

O estreante Pascal Wehrlein, anunciado nesta segunda-feira como piloto da Mahindra, terminou em uma boa sétima posição, à frente de José Maria Lopez em oitava com a Dragon Racing.

Andre Lotterer foi o nono mais rápido no segundo carro da DS Techeetah, enquanto Daniel Abt completou o top 10, distante 0,889s de da Costa.

Líder das duas sessões de abertura dos testes na terça-feira, Alexander Sims terminou na P11 com a BMW. Mitch Evans seguiu Sims em 12º como o melhor piloto da Panasonic Jaguar Racing, liderando o Stoffel Vandoorne, da HWA Racelab, que terminou à frente da dupla da NIO Formula E, com Tom Dillmann e Oliver Turvey 1,2s atrás do ritmo.

Robin Frijins apareceu com a Envision Virgin Racing na P16, enquanto Sam Bird foi o 19º, com a dupla dividida por Antonio Fuoco que fez suas primeiras voltas em um carro da Fórmula E pela Dragon e Gary Paffett (HWA) na P17 e P18.

Nelsinho Piquet e Sebastien Buemi completaram a sessão, com apenas 21 dos 22 carros em ação, com a suposta ligação entre Alexander Albon e uma vaga na Toro Rosso para substituir Brendon Harltey tenha deixado Buemi como o único piloto da Nissan e.DAMS.

Na sessão da tarde, Buemi liderou a curta simulação de corrida planejada para o teste. Com apenas 30 minutos de duração, Buemi foi o mais rápido dos 10 pilotos, estabelecendo o tempo de 1:17.773s, enquanto Vergne foi o segundo 2,933s atrás do piloto suíço.

Andre Lotterer terminou em terceiro colocado para a DS Techeetah, à frente de Evans. Mortara liderou Massa em quinto na Venturi, enquanto Dillmann terminou à frente de seu companheiro de NIO Turvey.  Maximiliam Gunther e Lopez fecharam o grid.

A corrida programada que acontecerá no final da tarde do segundo dia de testes da pré-temporada permitirá à Fórmula E testar o novo formato de corrida da temporada 2018/19, enquanto também testou o “modo de ataque” – que emite mais potência do motor – antes de sua estreia em dezembro.

Nesta quinta-feira (18) acontece uma pausa nos testes em Valência, que serão retomados na sexta-feira (19) para o último dia da pré-temporada da Fórmula E no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.