Categoria: Fórmula E
|
6 de maio de 2021 08:00

Brasileiros no pódio e domínio da eDams: o retrospecto da Fórmula E em Mônaco

A Fórmula E se prepara para retornar ao Principado de Mônaco, onde neste fim de semana será realizada a sétima etapa da temporada 2020-21 do Campeonato Mundial de carros elétricos. E desta vez, a corrida será no traçado original utilizado pela F1, e não na versão mais curta que sempre foi usada na série.

Esta será a quarta vez que a Fórmula E corre em Mônaco, sendo este eprix o único que é realizado a cada dois anos (bianual). Com isso, ao olhar o passado da categoria pelas ruas do Principado, é fácil tirar algumas conclusões.

A primeira delas é: largar na pole, é sinônimo de vitória. Foi assim com Sébastien Buemi em 2015 e 2017, quando largou na primeira posição e lá permaneceu até a bandeirada. Jean-Eric Vergne, vencedor em 2019, também largou na frente e manteve a posição até o fim.

Os três primeiros campeões da história da Fórmula E no primeiro pódio da categoria no Principado      Foto: Fórmula E

Outro detalhe interessante, é que a equipe Renault eDams (hoje Nissan eDams) sempre marca presença nos pódios. Nos dois primeiros eprix venceram com Buemi, enquanto em 2019 foi a vez de Oliver Rowland marcar presença no top-3, na segunda colocação.

Outra marca constante ao olhar para os pódios anteriores, é que sempre tem uma presença brasileira. Em 2015 e 2017, este papel foi desempenhado por Lucas di Grassi, que em ambas as oportunidades tentou pressionar Buemi mas não conseguiu tirar do piloto suíço a primeira colocação. Já em 2019, Felipe Massa foi quem teve a honra de representar o Brasil no pódio monegasco, correndo pela equipe da casa, a Venturi.

Felipe Massa conquistou seu primeiro pódio na Fórmula E em Mônaco      Foto: Fórmula E

Além desses detalhes, é preciso dizer: com a  exceção de Rowland, o pódio em Mônaco sempre foi formado por ex-F1. Além de Buemi, Vergne, Di Grassi e Massa, Nelsinho Piquet foi terceiro colocado em 2015. Em, 2017, foi a vez de Nick Heidfeld terminar em terceiro (tudo porque Nelsinho se envolveu em um acidente com Vergne quando defendia a terceira colocação).

Confira no vídeo abaixo, o highlights das três etapas anteriores da Fórmula E pelas ruas do Principado:

Os pódios em Mônaco nos eprix anteriores:

2015:
1° Sebastien Buemi – Renault eDams
2° Lucas di Grassi – Audi Sport
3° Nelson Piquet Jr. – China Racing

2017:
1° Sébastien Buemi – Renault eDams
2° Lucas di Grassi – Audi Sport
3° Nick Heidfeld – Mahindra Racing

2019:
1° Jean-Eric Vergne – DS Techeetah
2° Oliver Rowland – Nissan eDams
3° Felipe Massa – Venturi

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.