A rivalidade entre Fórmula E e Fórmula 1 promete esquentar nos próximos anos. Sylvain Filippi, diretor técnico da Envision Racing, equipe que corre na FE, acredita que com a chegada da geração Gen4 de carros na categoria elétrica, prevista para 2027, a Fórmula E poderá finalmente competir de igual para igual com a F1.
Historicamente a F1 vive períodos de domínios prolongados, como o da Mercedes na última década e o atual da Red Bull. Isso, para Filippi, abre espaço para o crescimento da Fórmula E, vista por muitos como uma categoria mais imprevisível e emocionante.
“A Fórmula E já pode competir com a Fórmula 1 na aceleração e até alcançar velocidades máximas similares graças aos motores elétricos”, afirmou Filippi à Forbes. “Mas o grande diferencial de tempo de volta está na geração de downforce. A F1 usa pneus slicks, enquanto os nossos são parcialmente de rua. Com pneus slicks e a mesma carga aerodinâmica, estaríamos próximos aos tempos da F1.”
Já a chegada da Gen4, com carros novos e mais potentes, promete ser um divisor de águas. Os testes começam em 2026, com a estreia oficial da nova geração na temporada 2027. Coincidentemente, a Fórmula 1 também passará por uma grande mudança no regulamento técnico em 2026.
“Com a Gen4, o jogo vai mudar”, acredita Filippi. “A Fórmula E pode superar a Fórmula 1 em termos de performance. Será realmente um game over”, concluiu.
Resta saber se a previsão ousada de Filippi se concretizará. Uma coisa é certa: a Fórmula E está avançando a passos largos e a rivalidade com a F1 promete se intensificar nos próximos anos. Os fãs das duas categorias certamente sairão ganhando com esse duelo tecnológico e esportivo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.