Nesta quinta-feira (22) a Fórmula E finalmente revelou o calendário completo da 7ª temporada, confirmando boa parte das informações que tomaram conta dos bastidores da categoria nos últimos dias sobre possíveis cancelamentos e a possibilidade de novos circuitos.
Anunciadas desde o início do campeonato, Marrakesh e Santiago não vão mais receber a Fórmula E este ano. Com o aumento de casos de COVID-19 nos dois locais, as regras para viagens se tornaram mais rígidas e por isso, as duas cidades devem voltar a receber os monopostos elétricos apenas na 8ª temporada.
Com isso, haverá uma pausa de pouco mais de um mês entre o ePrix deMônaco (que será realizado no dia 08 de maio) e a rodada dupla no México, no Autódromo Miguel E. Abed em Puebla, que substituíra o tradicional Autódromo Hermanos Rodriguez, que no momento está sendo utilizado como hospital de campanha para pacientes com coronavírus. As duas provas serão realizadas nos dias 19 e 20 de junho.
Três semanas depois será a vez da Fórmula E retornar ao Brooklyn em Nova York, para mais uma rodada dupla nos dias 10 e 11 de julho. Uma das principais provas da categoria de carros elétricos, e etapa nova iorquina ficou de fora do campeonato passado.
A partir daí, a Fórmula E retorna a Europa para encerrar o campeonato mundial com mais duas rodadas duplas: nos dias 24 e 25 de julho em Londres, no ExCel London, e nos dias 14 e 15 de agosto no Aeroporto de Tempelhof em Berlim, encerrando a competição.
Confira abaixo todas as datas das 15 etapas:
Etapa 1 – 26 de fevereiro – Diriyah, Arabia Saudita (realizada)
Etapa 2 – 27 de fevereiro – Diriyah, Arabia Saudita (realizada)
Etapa 3 – 10 de abril – Roma, Itália (realizada)
Etapa 4 – 11 de abril – Roma, Itália (realizada)
Etapa 5 – 24 de abril – Valência, Espanha
Etapa 6 – 25 de abril – Valência, Espanha
Etapa 7 – 8 de maio – Monte Carlo, Mônaco
Etapa 8 – 19 de junho – Puebla, México
Etapa 9 – 20 de junho – Puebla, México
Etapa 10 – 10 de julho – Nova York, Estados Unidos
Etapa 11 – 11 de julho – Nova York, Estados Unidos
Etapa 12 – 24 de julho – Londres, Reino Unido
Etapa 13 – 25 de julho – Londres, Reino Unido
Etapa 14 – 14 de agosto – Berlim, Alemanha
Etapa 15 – 15 de agosto – Berlim, Alemanha
Obviamente, a Fórmula E continuará a monitorar a pandemia COVID-19 em andamento todas as atualizações feitas no calendário dependem das restrições de viagem e dos protocolos do governo de cada cidade.
Vice presidente e co-fundador da Fórmula E, Alberto Longo comentou sobre o quão foi importante conseguir cumprir o objetivo de ter um calendário com 15 etapas e manter algumas cidades que já fazem parte do “DNA” da competição de carros elétricos.
“É uma grande conquista de todos lançar o calendário completo para esta temporada. O calendário inclui a maioria das corridas que realizamos em uma temporada e mostra nosso compromisso contínuo em criar um cronograma para os fãs e público geral. Quatro eventos de duas rodadas em Puebla, Nova York, Londres e Berlim vão definir o campeonato perfeitamente.”
A Fórmula E corre neste fim de semana em Valência, na Espanha. Será o primeiro eprix espanhol na história da categoria de carros elétricos.