Conflitos de datas entre Fórmula E e WEC chama a atenção de alguns pilotos

A Fórmula E divulgou na última sexta-feira (14) o calendário da temporada 2019-20. E chamou a atenção que pelo menos três datas destinadas aos ePrix da sexta edição do campeonato de monopostos elétricos, coincide com datas das etapas do WEC (Mundial de Endurance).

O conflito de datas pode prejudicar alguns pilotos das duas categorias, já que é comum pilotos da Fórmula E disputarem paralelamente o WEC, e vice-versa, como é o caso de Sam Bird e André Lotterer, que comentaram ao site e-racing365 sobre a situação.

“Isso dificulta bastante para nós”, comentou Sam Bird. “Trato os meus dois trabalhos com muita seriedade e visto meu macacão com muito orgulho e profissionalismo tanto na Envision Virgin na Fórmula E, como na Ferrari no WEC. Os meus chefes não ficarão felizes com esta situação, e é fácil entender isso.”

Esta não é a primeira vez que Sam Bird enfrenta este dilema: em 2017, o piloto britânico teve que optar entre as duas categorias, e na ocasião, disputou o ePrix de Nova York pela Virgin, sendo substituído na AF Corse por Toni Vilander.

Já o alemão André Lotterer, campeão do WEC em 2013 e que atualmente corre nas duas categorias, previamente já decidiu qual categoria priorizar durante os conflitos de datas: a DS Techeetah, sua equipe na Fórmula E.

“Se houver conflitos, obviamente precisarei me concentrar na Fórmula E, já que este é o maior desafio no momento”, revelou Lotterer ao e-racing365. “Já fiz isso este ano, quando pulei a Etapa de Sebring para uma sessão no simulador pela Techeetah. As pessoas realmente não entendem, mas uma sessão no simulador na Fórmula E é um teste muito importante para se preparar para uma corrida.”

Ao todo, três datas de ambas as categorias coincidem: um ePrix ainda sem local definido em dezembro com as 8 Horas do Bahrein, o que se repete em março com o ePrix da China que segue sem cidade definida  e as 1000 Milhas de Sebring, e por último o ePrix de Seul com as 6 Horas de Spa-Francorchamps.