O primeiro eprix deste fim de semana da Fórmula E em Valência foi caótico, e não foi somente por conta da chuva que caiu no Circuito Ricardo Tormo durante a prova: diversos carros ficaram sem energia na abertura da última volta, muitos nem conseguiram retornar aos boxes após a bandeirada, e com isso, Nyck de Vries herdou a liderança na volta final e ficou com a vitória.
Após ter liderado a prova desde a largada, Antonio Félix da Costa foi um dos pilotos que tiveram dificuldades para terminar a corrida e viu a vitória certa escapar das mãos na volta final, terminando apenas em 7°.
O pódio foi completado por Nico Müller (Dragon Penske) e o outro carro da Mercedes, Stoffel Vandoorne, que havia largado em último. Entre os brasileiros, Sérgio Sette Câmara não terminou a prova enquanto Lucas di Grassi ficou em 10°.
Confira como foi a prova
Stoffel Vandoorne cravou a volta mais rápida da Super Pole, mas não levou: foi punido por conta de uma infração técnica e teve que largar no último lugar do grid. Melhor para Antonio Félix da Costa, que ficou com a sua DS Techeetah na pole position, dividindo a primeira fila com Maximilian Günther, da BMW Andretti.
A largada foi realizada com safety car, mas em duas voltas a pista foi liberada. Da Costa se manteve tranquilo na ponta, enquanto a luta pelo segundo lugar ficou entre Günther, Alex Lynn (Mahindra) e um surpreendente Nyck de Vries (Mercedes), que também tinha sofrido punição e havia largado em sétimo.
O holandês mostrou que de fato a Mercedes é um dos carros mais rápidos do grid e foi questão de tempo até deixar os dois adversários para trás e partir para a perseguição ao português da DS Techeetah.
Enquanto isso, nada dava certo para os brasileiros. Sérgio Sette Câmara largou em 18° e passou boa parte da prova brigando no fundo do grid, até errar e ir para a caixa de brita, abandonando a prova.
Já Lucas di Grassi, que acabou largando na penúltima fila do grid, sofreu uma punição logo no começo da prova por conta da troca de câmbio e caiu para a última posição. O piloto da Audi então partiu para uma prova de recuperação, mas teve muita dificuldade por conta da pista escorregadia.
Diversos incidentes foram acontecendo durante a prova, e com isso o safety car entrou seis vezes na pista. A última entrada aconteceu nos últimos cinco minutos, e quando o carro de segurança liberou a corrida, todos perderam uma quantidade significativa de energia, e foi aí que o drama começou em Valência…
Da Costa, que tinha liderado sem grandes riscos até então, ficou apenas com 4% de energia, enquanto De Vries que estava em sua cola, tinha 7%. Quando abriu a última volta, restava apenas 1% de bateria para o piloto português e ele foi obrigado a tirar o pé para poder concluir. Com isso, De Vries assumiu a ponta.
Não foi só Da Costa que teve problemas: diversos carros tiveram o mesmo problema, e aí com a exceção de De vries, todos os demais passaram a sofrer para conseguir receber a bandeirada.
Nyck de Vries então recebeu a bandeirada e conquistou sua segunda vitória na carreira e na temporada. A segunda vitória seguida da Mercedes e a terceira da equipe alemã na temporada, mostrando que está disposta a ter na Fórmula E o mesmo domínio que possui na Fórmula 1. Prova disso é que Vandoorne, que tinha largado em último (lembra dele?), ficou com a terceira colocação!
Confira abaixo a classificação final:
1) Nyck de Vries
2) Nico Müller
3) S.Vandoorne
4) Nick Cassidy
5) René Rast
6) Robin Frijns
7) A.F.da Costa
8) Alex Lynn
9) Sam Bird
10) Lucas di Grassi
11) Jake Dennis
12) Jean-Éric Vergne
OUT) Oliver Rowland
OUT) Alexander Sims
OUT) Oliver Turvey
OUT) Tom Blomqvist
OUT) Norman Nato
OUT) Edoardo Mortara
OUT) Pascal Wehrlein
OUT) André Lotterer
OUT) Mitch Evans
OUT) S.Sette Câmara
OUT) Max Guenther
OUT) Sébastien Buemi
Os carros elétricos retornam a pista amanhã, para mais uma etapa da 7ª temporada! Fique de olho aqui no F1Mania.net e acompanhe tudo deste fim de semana da Fórmula E em Valência!