Já começaram as atividades deste fim de semana da Fórmula E no Circuito Ricardo Tormo em Valência, na Espanha. Foi realizado na madrugada deste sábado (no horário de Brasília) a primeira sessão de treinos livres, que teve o atual campeão Antonio Félix da Costa da DS Techeetah como o piloto mais rápido com o tempo de 1min27s238, obtido nos minutos finais.
Maximilian Günther e Oliver Rowland foram os mais próximos do tempo do piloto português, após terem alternado na liderança durante toda a sessão. Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne completaram os cinco mais rápidos.
Rei dos testes em Valência, Günther foi um dos últimos a entrar na pista e quando entrou, logo fez questão de superar o tempo de Oliver Rowland, que até então era o mais rápido. Robin Frijns também resolveu ir para a pista e superou o tempo do piloto alemão da BMW Andretti.
As posições ficaram inalteradas por algum tempo, até que restando pouco mais de 20 minutos, as duas Mercedes Benz EQ resolveram entrar na briga. Nyck de Vries cravou a volta mais rápida, mas em questão de segundos, Stoffel Vandoorne baixou meio segundo da volta feita por seu companheiro de equipes, sendo o primeiro piloto a fazer um tempo abaixo do 1min30s.
A partir daí, os tempos começaram a baixar drasticamente. Lotterer baixou para a casa de 1min28s, mas logo foi superado pela Nissan de Sebastien Buemi. Vandoorne cravou 1min28s084, mas então Oliver Rowland voltou a aparecer e ser o primeiro a baixar para 1min27.
Nos cinco minutos finais a disputa passou a ser da dupla da Nissan pela ponta. Buemi baixou quase meio segundo em relação ao tempo de seu companheiro de equipe, mas alguns segundos voltou a ser superado por Rowland, com as duas Mercedes acompanhando de perto.
Foi então que Antonio Félix da Costa resolveu entrar na briga nos dois minutos finais da sessão e cravou a volta mais rápida, mostrando a força de sua DS Techeetah. Vale lembrar que a equipe atualizou seu powertrain na etapa passada em Roma, e até venceu a corrida 1 na ocasião com Jean-Eric Vergne.
Líder do campeonato, Sam Bird fez apenas o 15° tempo, enquanto o seu companheiro na Jaguar Mitch Evans (vice líder da competição) fez o 21°. A sessão também não foi boa para os pilotos brasileiros: Sérgio Sette Câmara passou a maior parte do treino nos boxes e só conseguiu fazer um bom tempo nos minutos finais, fechando no 13° lugar. Já Lucas di Grassi foi apenas o 23°.
O treino classificatório será realizado às 05h45 deste sábado, enquanto a largada está programada para às 09h45.