Jerome d’Ambrosio, da Mahindra Racing, elogiou o que foi uma vitória “dura” em um emocionante ePrix de Marrakesh, com o piloto belga assumindo a liderança no Campeonato de Pilotos.
D’Ambrosio, que se classificou em décimo lugar para a largada da segunda corrida da temporada 2018/19, se beneficiou de uma rodada na primeira volta do atual campeão Jean-Eric Vergne, ganhando cinco posições logo no início como resultado desse erro.
Administrando seu ritmo perfeitamente, d’Ambrosio foi capaz de ultrapassar Sam Bird e Robin Frijns no segundo carro da Envision Virgin Racing, para chegar às posições de pódio.
Utilizando o seu primeiro Modo de Ataque muito tarde na corrida para obter um aumento de potência de 25kW durante quatro minutos, d’Ambrosio pôde começar a aproximar-se de Antonio Felix da Costa e Alexander Sims, que estavam em primeiro e segundo lugares pela BMW. i Andretti Motorsport, no que seria uma dobradinha para a equipe.
Faltando 10 minutos para o final da corrida, uma tentativa de ultrapassagem de Sims forçou Costa a cometer um erro, com o piloto português colidindo com o britânico na curva 7, um incidente do qual Costa mais tarde se responsabilizou.
Com o acidente entre os companheiros de equipe, d’Ambrosio conseguiu um benefício imediato, sendo presenteado com a liderança da corrida como resultado do contato, e com o Safety Car sendo rapidamente colocado em ação.
Embora parecesse cada vez mais improvável que a corrida fosse retomada em Marrakesh, a bandeira verde apareceu nos estágios finais da corrida, deixando apenas uma volta para a bandeira quadriculada, e apesar de enfrentar a imensa pressão de Frijns em segundo lugar, d’Ambrosio conseguiu garantir sua primeira vitória na Fórmula E.
“A corrida foi muito dura e incrivelmente intensa”, disse ele após a corrida. “Pelo menos foi como me senti dentro do cockpit”.
“Eu sabia que poderia alcançar um resultado entre os cinco primeiros, já que o ritmo de corrida foi incrível em Ad Diriyah e aqui também”.
“Vencer esta corrida significa muito para a equipe e o trabalho duro nas últimas semanas”.
“Estou aqu na Fórmula E desde o começo, tenho lutado para estar nessa posição e sou grato ao time, e às pessoas que me cercam”, continuou ele.
“O último ano foi difícil. Tivemos alguns momentos difíceis e contamos com o apoio de todas essas pessoas, e Dilbagh Gill me dando uma carona este ano. Estou feliz, e feliz por poder pagar a equipe de volta como isto”.
“Esta é uma vitória real. Estou muito feliz. Lutei muito por isso.”
O terceiro lugar em Ad Diriyah, seguido da vitória em Marrakesh, marca o ponto mais forte de d’Ambrosio, com os 12 pontos de vantagem do belga no topo do Campeonato de Pilotos, marcando a primeira vez que ele ocupa a primeira posição no campeonato da Fórmula E.