Foto: Fórmula E
O piloto da Audi Sport ABT Schaeffler foi punido pelos comissários após o término da prova, ao ser comprovado que não estava no comando do simulador
A quinta etapa do Desafio Formula E Race at Home em Berlim ficou marcado por um fato inusitado e constrangedor para o piloto alemão Daniel Abt e sua equipe, a Audi Sport ABT Schaeffler.
Abt surpreendeu a todos quando por muito pouco não cravou a pole position no treino classificatório do eprix virtual no circuito do Aeroporto de Tempelhof em Berlim, ficando atrás apenas do belga Stoffel Vandoorne que garantiu a sua terceira pole na competição em cinco provas.
Como Daniel Abt já havia vencido nas corridas reais no circuito alemão (em 2018, e ainda com direito a dobradinha na corrida de casa, ao lado do brasileiro Lucas di Grassi), a principio não teve suspeitas. Porém, durante a prova, imagens de vídeo deixou em dúvida se era mesmo Abt no comando do simulador.
Por conta das dúvidas levantadas, os comissários da Fórmula E deram início a uma investigação, a qual horas depois concluiu que quem estava na verdade pilotando o simulador não era Abt e sim, o piloto profissional de simuladores Lorenz Hoerzing.
Com isso, Daniel Abt que havia terminado a prova na terceira colocação foi desclassificado por atitude anti-desportiva, e além disso, fará uma doação obrigatória de € 10.000 (dez mil euros) a uma instituição de caridade de sua escolha.
Logo após a confirmação da punição, Abt pediu desculpas aos fãs e organizadores do Desafio Virtual da Fórmula E, chegando a afirmar que não levou a competição tão a sério quanto deveria.
“Gostaria de me desculpar com a Fórmula E, com todos os meus fãs, com meu time e com meus colegas por ter envolvido um piloto externo durante a corrida de sábado. Eu não levei isso tão a sério quanto deveria. Sinto muito por isso, porque sei o trabalho foi feito nesse projeto pela organização da Fórmula E”.
“Estou ciente de que minha conduta deixou um gosto amargo na boca, mas não o fiz com más intenções. Obviamente, aceito a desqualificação da classificação final”, completou o piloto alemão.
Com a desclassificação de Abt, Pascal Wehrlein herda a terceira colocação da corrida virtual disputada em Berlim. O piloto alemão da Mahindra lidera a competição. O vencedor da quinta etapa do desafio foi o britânico Oliver Rowland, que superou a pressão do belga Stoffel Vandoorne nas voltas finais.
Até o momento, a Audi é a única equipe que ainda não pontuou no Desafio Formula E Race at Home, e ainda restam três de um total de oito provas da competição virtual que é realizada em parceria com a UNICEF, com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar famílias carentes no combate ao COVID-19.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.