Jake Dennis fez a felicidade e alegria da torcida caseira do ePrix de Londres da Fórmula E. Neste sábado (30), na corrida 1 do final de semana, o competidor fez valer a pole-position, dominou a prova e venceu de ponta a ponta a corrida 1.
Antes do início da disputa, antes mesmo até da classificação de mais cedo, o inglês reconheceu que teria vida difícil na prova. Destacou a força dos adversários e como a Andretti tinha um ou dois décimos de desvantagem em ritmo de prova.
Entretanto, já começou a mostrar a força na tomada de tempos ao conseguir a posição de honra do grid de largada. Na corrida, manteve a primeira posição após a largada, dominou de ponta a ponta, segurou as avançadas do líder Stoffel Vandoorne e garantiu o degrau mais alto do pódio.
O belga da Mercedes deu mais um passo em direção ao título ao terminar o dia em segundo. Quem completou o pódio foi seu companheiro Nyck de Vries, que precisou segurar de forma intensa Nick Cassidy até os metros finais.
Saiba como foi a corrida 1 do ePrix de Londres da Fórmula E:
A Fórmula E está cada vez mais próxima do encerramento do campeonato. Neste final de semana, disputa as rodadas 13 e 14, a penúltima etapa do calendário da temporada 2022 e, portanto, todo resultado importa.
Quem largava da pole-position da primeira corrida do ePrix de Londres era Jake Dennis, vencedor no ano passado e um dos pilotos da casa. Sergio Sette Câmara conseguiu o quarto posto do grid de saída.
Os pilotos já estavam alinhados dentro do Centro ExCel para a saída da rodada 13 da temporada 2022. Luzes apagadas e pilotos liberados para acelerar, com o inglês mantendo a primeira colocação.
Mais para trás, um toque entre diversos pilotos foi vista e pedaços de carro ficaram pelo caminho. Logo nos primeiros instantes, Sam Bird ficou com o carro pelo meio do caminho, abandonando ainda na primeira curva.
Quem também teve um início bastante ruim foi Edoardo Mortara. Vice-líder da classificação, o suíço da Venturi, que começou em nono, caiu para o fundo do pelotão e já precisou passar pelos boxes por estar sem bico dianteiro.
Quem se aproveitada da situação cada vez mais favorável era Stoffel Vandoorne. Líder do campeonato, o belga da Mercedes estava na segunda colocação e vendo seus adversários tendo problemas e do meio para o final.
Então, em um lance impressionante, Sette Câmara deu belo ataque em cima de Nyck de Vries. O brasileiro da Dragon, único time sem pontuar ainda, conseguiu se adiantar em cima do atual campeão da FE.
Neste momento, a ordem na pista era Dennis em primeiro, seguido por Vandoorne, Sette Câmara, De Vries, Oliver Askew, Maximiliam Günther, Nick Cassidy, André Lotterer, ROin Frinjs e Sébastien Buemi completando o top-10.
Outra confusão foi vista na pista inglesa. Lucas di Grassi, após ser punido na classificação e largar em último, tentava escalar o pelotão e quando foi passar Oliver Rowland, bateu na traseira do adversário, levando a pior e danificando o bico.
Os competidores começavam a passar pela zona de ativação do modo ataque. Para a corrida 1 em Londres, seriam obrigadas duas ativações que durariam seis minutos de potência extra.
Entre os postulantes ao título, Vandoorne, em segundo, era o melhor colocado. Jean-Eric Vergne estava em décimo, com Mitch Evans apenas em 13º e Mortara agonizando apenas em 21º.
Nick Cassidy, que conquistou sua primeira corrida da FE em Nova Iorque, vinha em estratégia diferente dos pilotos. Com 27 minutos para o final, o piloto foi o último a passar pela área do modo ataque, apostando na fase final da prova.
Di Grassi vinha ganhando terreno pouco a pouco no Centro ExCel. O brasileiro da Venturi, que largou em 22º, aparecia no 12º posto e a 1s1 de desvantagem para Lotterer, que estava na 11ª colocação.
Os cinco pilotos que ganharam a votação do FanBoost para a adição de potência extra na prova foram Vandoorne, António Félix da Costa, Evans, Di Grassi, Mortara.
A corrida entrava na reta final e Dennis vinha mantendo a liderança e com uma vantagem de 0s7 para Vandoorne. De Vries vinha completando o pódio do dia, enquanto Cassidy vinha ganhando terreno e já conseguiu passar Sette Câmara, aparecendo em quarto.
Três pilotos abandonaram a corrida em Londres. Bird após se envolver no enrosco na largada, Rowland com a colisão com Di Grassi e Antonio Giovinazzi após ser punido em 5s após causar uma colisão.
Nos últimos instantes da corrida, a briga pela terceira colocação estava bastante emocionante. Cassidy chegou em De Vries e começou a atacar o competidor da Mercedes para assumir o degrau mais baixo do pódio.
No final, Dennis conseguiu a vitória, sua terceira da Fórmula E, dominando de ponta a ponta. Vandoorne e De Vries, ambos da Mercedes, completaram o pódio do dia.
Sergio Sette vinha dentro do top-5 quando, na última volta, perdeu potência e caiu para o fundo do pelotão, ficando mais uma corrida sem pontuar.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.