Di Grassi faz corrida incontestável para vencer em NY; Vergne sagra-se campeão

Lucas di Grassi conquistou a vitória do ePrix de Nova York deste sábado, liderando uma dobradinha da Audi Sport ABT Schaeffler, enquanto uma quinta posição para Jean-Eric Vergne foi o suficiente para conquistar o título da Fórmula E.

Di Grassi segurou seu companheiro de equipe Daniel Abt depois de uma relargada no fim da prova para sua segunda vitória consecutiva, em outro desempenho avassalador da Audi.

Abt assumiu a liderança do pole Sebastien Buemi na quinta volta e abriu vantagem antes do pit-stop e troca de carro no meio da corrida, que viu o atual campeão conseguir recuperar muito tempo.

Uma manobra ousada sobre o alemão na volta 23 colocou Di Grassi na frente para vencer pela segunda vez, que foi encerrada no limite de tempo de 60 minutos por conta de um acidente no fim da corrida de Alex Lynn.

Enquanto saiu do carro sem qualquer contusão, isto basicamente acabou com quaisquer chances de seu companheiro de equipe Sam Bird alcançar Vergne na pista e manter suas esperanças de título vivas.

Vergne, que largou do fim do pelotão de 19 carros, terminou em quinto e conquistou seu primeiro título de pilotos da Fórmula E com uma corrida de antecedência.

O Campeonato de Construtores, no entanto, apertou para apenas cinco pontos entre Techeetah e Audi depois da dobradinha da montadora alemã.

Buemi completou o pódio em terceiro pela Renault e.dams, seguido por Tom Dillmann, substituindo Edoardo Mortara neste fim de semana na Venturi.

Nick Heidfeld, da Mahindra, Andre Lotterer, que assim como Vergne largou do fim do pelotão por conta de uma infração técnica no qualificatório, Maro Engel, Bird e Nicolas Prost completaram o top 10.

Mitch Evans, da Jaguar, que largou na primeira fila, sofreu uma falha e não conseguiu largar.

Seu companheiro de equipe, o brasileiro Nelsinho Piquet, também abandonou a corrida depois de sua troca de carro, em uma corrida para ser esquecida para a montadora britânica.

Problemas também atingiram a dupla da Dragon na largada, quando Jerome d’Ambrosio acabou acertando a traseira de Jose Maria Lopez na Curva 1, resultando em danos na asa dianteira e traseira dos carros.

Lopez acabou abandonando depois de completar 30 voltas.

A segunda corrida da Fórmula E no Brooklin será realizada neste domingo às 16h (horário de Brasília, GMT -3). Antes disto, às 12h, será realizada a sessão qualificatória, que define o grid de largada. Ambas as atividades terão cobertura em TEMPO REAL da F1Mania.

 

Confira o resultado da primeira corrida do ePrix de Nova York:

1) Lucas DI GRASSI (BRA/Audi Sport ABT Schaeffler)
2) Daniel ABT (ALE/Audi Sport ABT Schaeffler)
3) Sébastien BUEMI (SUI/Renault e.dams)
4) Tom DILLMANN (FRA/Venturi Formula E Team)
5) Jean-Eric VERGNE (FRA/TECHEETAH)
6) Nick HEIDFELD (ALE/Mahindra Racing)
7) André LOTTERER (ALE/TECHEETAH)
8) Maro ENGEL (ALE/Venturi Formula E Team)
9) Sam BIRD (ING/DS Virgin Racing)
10) Nicolas PROST (FRA/Renault e.dams)
11) Antonio Felix DA COSTA (POR/Andretti Formula E)
12) Stéphane SARRAZIN (FRA/Andretti Formula E)
13) Jérôme D’AMBROSIO (BEL/DRAGON)
14) Felix ROSENQVIST (SUE/Mahindra Racing)
15) Luca FILIPPI (ITA/NIO Formula E Team)
OUT) Alex LYNN (ING/DS Virgin Racing)
OUT) José Maria LOPEZ (ARG/DRAGON)
OUT) Nelson PIQUET (BRA/Panasonic Jaguar Racing)
OUT) Mitch EVANS (NZL/Panasonic Jaguar Racing)